O inverno é a época ideal para realizar tratamentos de pele, uma vez que a pele acaba ficando mais sensível e, desse modo, mais propícia ao surgimento de manchas e hematomas. Por esse motivo, ficar longe do sol é mais que um simples cuidado, é a recomendação dos Dermatologistas!

Normalmente, os tratamentos dermatológicos são iniciados no período mais frio do ano justamente para evitar o risco de manchas pelo contato do sol na pele com o ácido presente na maior parte dos cosméticos.

Por que se deve evitar iniciar tratamentos de pele no verão?

Na verdade, o verão é utilizado mais para manutenção dos resultados conquistados no inverno, uma vez que não é possível utilizar as mesmas substâncias químicas na época de maior exposição solar do ano.

Para tratar manchas e acne, os Peelings Mecânicos e Químicos ainda são os procedimentos mais procurados. Por meio desse tipo de tratamento, um agente químico ou físico provoca a descamação da pele, possibilitando o surgimento de uma nova camada mais saudável. Entretanto, o Peeling deixa a cútis extremamente sensível e vermelha, sendo necessário protegê-la do sol.

Já os incômodos vasinhos, necessitam da aplicação de algumas substâncias como a escleroterapia com glicose, que são injetadas por meio de micro agulhas e, embora, não causem reações alérgicas, é possível que haja a formação de hematomas no local. Daí também haver a necessidade de evitar exposição ao sol por pelo menos 15 dias.

Mas vale lembrar que só um Dermatologista pode indicar qual tratamento é mais indicado para cada tipo de pele.

Por exemplo, a aplicação de Peeling Químico com ácidos retinoico pode ser realizada de forma mais intensa pelo Dermato em uma ou mais sessões e mantida em casa pela paciente por um determinado tempo. Já peles mais envelhecidas e claras podem fazer uso do ácido tricloroacético (ATA), que é mais forte que o anterior e, portanto, só pode ser manipulado pelo especialista.

cta_marque_uma_consulta

O sol é um inimigo da pele jovem?

Além de não poder utilizar certos cosméticos com ácidos no verão, o sol favorece o surgimento de manchas mais profundas e escuras como o melasma, muito comum na gravidez ou associada ao uso de anticoncepcionais orais.

Como o tratamento a laser pode ter um efeito rebote, ou seja, pode ter uma falsa melhora no começo seguida de uma piora significativa, os Peelings são os tratamentos mais comuns.

Por que tratar a acne no inverno?

A acne é um problema que atinge boa parte da população, principalmente no período da adolescência ou quem tem pele oleosa. Seu tratamento na maioria dos casos pode ser feito apenas com a utilização de alguns medicamentos indicados pelo Dermatologista durante qualquer época do ano.

Entretanto, nos casos em que surgem cicatrizes, é necessário que um Dermato realize algum tipo de dermoabrasão, como o Peeling, a fim de tornar a pele mais lisa e homogênea. Necessitando de proteção solar por todo o tratamento.

Que outros cuidados garantem uma pele mais bonita o ano todo?

Alguns cuidados são essenciais para quem deseja uma pele mais saudável e jovem. Acompanhe essas dicas!

Utilize o filtro solar

Mesmo no inverno, os raios solares são prejudiciais à pele. Por esse motivo, é importante utilizar o protetor solar também nos dias nublados e de temperatura mais baixa. Além do mais, as luzes artificiais de ambientes fechados também aceleram o envelhecimento da pele e o favorecem o surgimento de manchas.

Hidrate a pele e o corpo

Beber ao menos 2 litros de água continua sendo um dos maiores aliados na manutenção do bem-estar do organismo e contribui para uma cútis mais bonita. Mas só beber água não basta, principalmente no inverno, quando a nossa pele acaba ressecando devido aos banhos mais quentes e a diminuição de suor no corpo.

Assim, é importante utilizar cremes hidratantes, água termal e até mesmo brumas que permitam uma hidratação extra para o corpo e rosto. Como existem inúmeras marcas e produtos a disposição no mercado, vale a pena marcar uma consulta com um Dermatologista em Jaú para descobrir os itens mais indicados para o seu tipo de pele.

Cuidar da pele no inverno é a garantia não só de uma cútis mais jovem e bonita no verão, mas durante o ano todo. Busque uma Clínica Médica com Dermatologista de sua confiança e conheça as melhores opções para acabar com rugas, manchas e flacidez. Mas antes, conta para a gente, tem alguma outra dica de cuidados com a pele que não falamos aqui, mas você costuma realizar nos dias mais frios do ano?

Até breve!
Equipe Médica Rede VIK

 

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?