Já ouviu aquela expressão: filho de peixe, peixinho é? E quando o filho de um casal baixinho acaba tendo um estirão de crescimento, o que pode ser?

Não há muito mistério nisso! Acontece que nem sempre pais baixinhos resultam em crianças com estaturas menores. Problemas hormonais podem ter afetado o desenvolvimento dos pais e limitaram a sua altura, quando, na verdade, eles mesmos deveriam ter sido mais altos.

Mas, em condições normais de desenvolvimento, é possível sim estimar a altura das crianças realizando cálculos matemáticos simples. Quer descobrir como? Acompanhe esse post!

Como calcular a altura dos seus filhos?

Existe sim uma fórmula para estimar a altura das crianças quando crescerem, chama-se altura-alvo. Ela é calculada somando-se a altura do pai a da mãe e dividindo por dois. Entretanto, há uma diferença de 13 centímetros entre a estatura de homens e mulheres. Por isso, existe uma diferença no cálculo para meninos e meninas.

cta_marque_uma_consulta

O cálculo para os meninos:

Para encontrar a altura dos meninos, antes de somar a altura dos pais, é preciso adicionar 13 cm a altura da mãe. Na sequência, somam-se as alturas e divide-se por 2.

Por exemplo:

Um casal cujo homem tem 1,87 m e a mulher, 1,72 m, adiciona-se 13 cm à altura da mãe:

187 + (172 + 13) ÷ 2 = 186 cm ou 1,86 m

O cálculo para as meninas:

Já no caso das meninas, é preciso subtrair os 13 cm da altura do pai antes da divisão.

Vejamos o mesmo exemplo:

187 do pai – 13 cm + 172 da mãe ÷ 2 = 173 cm ou 1,73 m

Mas é importante lembrar que essa estimativa leva em consideração apenas a altura dos pais e existem outras condições que podem interferir no desenvolvimento das crianças como a alimentação, a qualidade do sono e a saúde.

O que fazer se a criança não cresce?

O Pediatra é o especialista mais indicado para acompanhar o desenvolvimento do seu filho, afinal ele tem o histórico da criança e pode avaliar o crescimento dela. Assim, o ideal é manter consultas regulares para que o médico possa avaliar se há realmente algum atraso no desenvolvimento infantil, nanismo ou até mesmo uma síndrome de baixa estatura que necessite de tratamento com hormônios.

Nesses casos, a criança pode ser encaminhada a um Endocrinologista. Daí a importância de se consultar em uma Clínica Médica em Jaú que atue com múltiplas especialidades.

Quando ocorrem os chamados estirões do crescimento?

Os períodos de maior desenvolvimento infantil ocorrem logo após o nascimento e durante a puberdade.

Para as meninas, a puberdade acontece entre os 8 e 13 anos. Já para os meninos, esse período vai dos 9 aos 14 anos.

O que fazer para criança ser mais alta?

Algumas medidas simples podem ser adotadas para favorecer o crescimento das crianças:

  • adotar uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras, grãos e cerais;
  • dormir bem;
  • não trocar a noite pelo dia;
  • praticar atividades físicas como futebol, natação ou ballet.

Se mesmo com a adoção desses hábitos, você notar que seu filho não vem crescendo o quanto deveria, marque uma consulta com um Pediatra!

Mas antes, conta aqui pra gente, você calculou a média da altura dos seus pais e deu sua altura aproximada?

Muito obrigada por estar conosco!

Até breve!
Equipe Médica Rede VIK

 

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?