É comum que os pais fiquem receosos em marcar consultas médicas com especialidades que desconhecem a área de atuação. Imagine, então, ouvir que seu filho precisa de uma consulta com o Neuropediatra?

Assustador, não é? Mas, apesar do nome incomum, o Neuropediatra é simplesmente um especialista que avalia e trata problemas do sistema nervoso das crianças, envolvendo o cérebro, cerebelo, tronco encefálico e nervos.

Resumindo, um Neurologista Infantil pode tratar ou prevenir desde distúrbios cognitivos a doenças comuns da infância como meningites, dores de cabeça persistentes, epilepsias e doenças do sono, por exemplo.

Mas calma que vamos explicar melhor o que esse especialista pode fazer pelo seu filho e quanto custa, em média, uma consulta com ele. Acompanhe!

cta_marque_uma_consulta

Do que trata especificamente um Neuropediatra?

As alterações de que esse especialista trata podem ser de ordem psíquica, de sensibilidade do nervo ou motora.

  • Alterações psíquicas: trata-se de distúrbios de comportamento, linguagem, cognição e atraso no desenvolvimento psicomotor;
  • Alterações da sensibilidade do nervo: formigamentos e dormências;
  • Alterações motoras: paralisia facial ou em alguma parte do corpo, tremores, distúrbios no equilíbrio e na coordenação, além de alguns movimentos involuntários.

Dentre essas, podemos citar as principais causas de indicação de uma consulta Neuropediátrica:

Dores de cabeça persistente

Nem sempre as dores de cabeça nas crianças são um problema grave, principalmente nos dias atuais em que elas estão expostas a telas de aparelhos eletrônicos cada vez mais cedo. Entretanto, em casos frequentes de cefaleia, é preciso ficar atento e descartar causas como problemas de visão, deficiência nutricional e até infecções causadas por vírus ou bactérias.

Nesses casos, o acompanhamento com um Neuropediatra em Jaú é essencial para definir o melhor tratamento.

Paralisia Cerebral

Nos casos em que houve uma lesão cerebral durante o desenvolvimento do sistema nervoso central, podem surgir diversas dificuldades motoras nas crianças.

Dependendo da gravidade da lesão pode haver comprometimento motor, crises convulsivas, alterações de visão e fala, entre outros problemas.

Em casos de lesões irreversíveis, é preciso que o Neurologista Infantil atue com equipes multidisciplinares a fim de favorecer o melhor desenvolvimento da criança. Dessa forma, não basta encontrar um bom especialista, mas uma Clínica Médica com um Neuropediatra de sua confiança, que trabalhe nesse formato de integração entre os profissionais.

Crises epiléticas

Causadas por grandes descargas repentinas de energia elétrica no cérebro, as crises epiléticas podem atingir os dois hemisférios do cérebro, tratando-se de uma crise generalizada.

As lesões cerebrais ocorridas durante o nascimento ou o crescimento da criança, tumores, encefalite, sarampo ou meningite também podem resultar em crises epiléticas.

Distúrbios de aprendizagem

Diferentes aspectos podem prejudicar o funcionamento cerebral e ocasionar problemas psicológicos nas crianças, os chamados distúrbios de aprendizagem. Normalmente, são os educadores os primeiros a notarem uma dificuldade no processo de aquisição da fala, escrita, compreensão matemática ou até da socialização dos alunos.

Algumas vezes, a dificuldade de aprendizagem está associada a um distúrbio de atenção com hiperatividade (TDHA), precisando de diagnóstico e tratamento especializado.

Mas afinal, quanto custa uma consulta com um Neuropediatra?

Em todo território brasileiro, o preço médio de uma consulta com esse especialista varia entre R$ 190 a R$ 250 por cada atendimento e, infelizmente, a maioria não dá direito ao retorno.

Entretanto, quem busca por um Neuropediatra em Jaú ou região pode contar com a credibilidade e qualidade da Rede VIK a preços acessíveis.

Aqui, nós entendemos que uma medicina preventiva pode fazer a diferença na vida das pessoas, por isso não cobramos mensalidades e nosso atendimento é 100% personalizado!

Na Rede VIK, as consultas ocorrem com hora marcada e você ainda tem a comodidade de poder fazer sua marcação através de nosso site. Além do mais, há a possibilidade de atendimento para algumas especialidades até para o mesmo dia.

Quer saber mais sobre o Neuropediatra ou tem dúvidas sobre o nosso atendimento? Deixe seu comentário, sua opinião ou sugestão e teremos muito prazer em te atender!

Até breve!
Equipe Médica Rede VIK

 

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?