Neuropediatras, psicólogos e educadores são unânimes em afirmar a importância dos brinquedos no desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social das crianças. É por meio do brincar que os pequenos exploram sua criatividade e imaginação, interagem com o mundo ao seu redor e reproduzem o que observam.

Entretanto, hoje, com as agendas escolares e extracurriculares cada vez mais assoberbadas, o brincar vem perdendo seu espaço no cotidiano das crianças. Brincadeiras e jogos, antes, utilizados para auxiliar no desenvolvimento infantil, hoje são substituídos por celulares e computadores, em uma avalanche de informações que superestimulam ainda mais os hormônios infantis.

A importância dos brinquedos no Desenvolvimento Infantil

Primeiramente, é preciso deixar claro de que não existe um brinquedo ideal para cada idade ou perfil de criança. Afinal, a variedade deles é imensa! Mas é possível perceber quando um brinquedo já não desperta mais o interesse da criança e, assim, buscar alternativas para a brincadeira.

Os Neuropediatras afirmam que, através do brincar, é possível desenvolver melhor a atenção, o pensamento crítico, a concentração, a capacidade de resolução de problemas, o equilíbrio e até a noção espacial das crianças.

Os menores, em idade pré-escolar, utilizam seus brinquedos para representar o mundo que os cercam, além de estimular a sua imaginação. Ao brincar com sua boneca como uma filha ou um bichinho de pelúcia como animal de estimação, os pequenos ressignificam o mundo adulto criando uma ponte entre o real e o imaginário.

Assim como ao brincar de veterinário, motorista, médico, a criança explora de forma lúdica todo o universo com que convive, expandindo seus próprios horizontes. É por meio das brincadeiras, ainda, que começam a se estabelecer os conceitos de bom e mau, individual e coletivo, quem manda e quem obedece, entre outras relações.

cta_marque_uma_consulta

Principais brinquedos para o Desenvolvimento Infantil

Nos consultórios dos Neuropediatras é comum encontrar brinquedos adequados a diversas habilidades infantis. Enquanto para os pais brincar parece ser só mais uma forma de entretenimento para as crianças, esses profissionais têm a sensibilidade de extrair o melhor das brincadeiras e utilizar isso em prol da criança.

Assim, trouxemos uma lista com os principais brinquedos indicados para auxiliar no pleno desenvolvimento dos pequenos. Acompanhe:

  • bonecas, carrinhos, panelinhas, utensílios médicos, entre outros que representem o mundo real: ajudam a criar conexão entre o imaginário e o dia a dia da criança;
  • jogos de quebra-cabeça e memória: estimulam o raciocínio lógico, atenção e concentração;
  • jogos em geral: estabelecem relação de obediência ao determinar regras, esperar pela sua vez e criar disputas saudáveis;
  • fantoches: estimulam a imaginação e a criatividade.

O papel dos pais durante o brincar

A importância dos pais vai além de comprar brinquedos e estimular que os filhos brinquem sozinhos, é preciso interagir com as crianças e aproveitar o momento lúdico para estabelecer vínculos afetivos mais saudáveis.

É preciso ainda ter paciência e deixar que a criança tome suas próprias decisões em jogos e brincadeiras. Interromper o raciocínio do seu filho pode atrapalhá-lo ou indicar a ele que suas respostas não seriam boas o bastante.

Cuidado também com a quantidade de regras para os menores. Evite limitar a diversão natural com o brinquedo por haver proibições demais. Brincar e aprender precisam ser divertidos e não uma obrigação!

O papel do Neuropediatra no desenvolvimento infantil

É importante observar como a criança se relaciona durante as brincadeiras: como interage com os brinquedos e com as outras crianças ao seu redor. Ao notar dificuldades de interação ou desenvolvimento cognitivo, o ideal é marcar uma consulta com um Neuropediatra para avaliar as habilidades do pequeno.

Só um médico especialista pode diagnosticar transtornos de comportamento, como a hiperatividade, ou de aprendizagem. Por isso, em casos de dúvidas, opte por uma clínica médica de confiança e com uma equipe multidisciplinar como a Rede VIK.

E já sabe, tem dúvidas sobre o tema: deixa aqui seu comentário que a nossa equipe terá prazer em te orientar!

Até breve!
Equipe Médica Rede VIK

 

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?