Ano novo, vida nova. Quem nunca pensou em começar do zero ou tentar novos caminhos pós virada de ano? É nesse momento que, para muitos, o desejo de mudança se instala e abre caminho para novos pensamentos. Por isso, é importante rever como está a sua rotina e se nela há espaço para se dedicar a atividades físicas e cuidar da sua saúde.

Atualmente, reduzir o seu nível de sedentarismo é quase que uma regra, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo e que, no Brasil, de acordo com a Agência Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), supõe-se que mais de 50% de nossa população esteja acima do peso ou é obesa.

No ano novo, eu vou…

A gente sabe o quanto é difícil mudar velhos hábitos. Por isso, muitas vezes, embora você se prometa que vai começar o novo ano repleto de mudanças na sua vida, acaba o ano sem ter conseguido tirar metade delas do papel.

A verdade é que mudanças muito bruscas não acontecem da noite para o dia e por se tratar de um processo longo, acabamos nos auto sabotando pelo caminho.

Então, antes de decidir mudar toda a sua vida no ano que se inicia, que tal começar a repensar seus hábitos e ver como você pode contribuir para que abandonar de vez o sedentarismo?

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, “você não precisa ser um atleta profissional para ser ativo. Usar as escadas ao invés do elevador já faz a diferença na sua vida”.

Alguns hábitos são bem simples e você pode inseri-los em sua rotina quando quiser. E, já sabe, se precisar de auxílio médico especializado, pode contar com a Rede VIK.

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Promessas de Ano Novo para tirar do papel

1. Cumpra seus compromissos

Não adianta fazer listas de Ano Novo e deixá-las guardadas na gaveta. Evite procrastinar seus compromissos e ver seus objetivos desaparecerem ao longo do ano. Estabeleça metas para cada compromisso determinado e cobre-se para cumpri-las.

2. Descanse mais

É de suma importância que você mantenha o seu sono sempre em dia, uma vez que seu corpo necessita descansar pelo menos 6 horas diárias. Encontrar um tempo para relaxar e se divertir é essencial para a manutenção de uma vida saudável e duradoura.

Pequenos momentos de lazer como assistir a um filme ou série, ler um livro, praticar meditação, ouvir música, entre outros, são excelentes alternativas para quem busca se distrair e relaxar num determinado período.

3. Hidrate-se

A água é o elemento fundamental para a saúde humana, sendo necessária e de suma importância para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção, além de prevenir doenças e manter o bom funcionamento de todo o organismo, recomendando-se que, em média, uma pessoa saudável beba cerca de 2 litros por dia.

4. Alimente-se bem

Manter uma alimentação saudável parece simples quando dita de forma arbitrária. Entretanto, de acordo com a OMS, pessoas com o seu IMC acima do desejado automaticamente aumentam as suas chances de terem doenças ligadas ao coração.

Por isso, é importante estar sempre atento às suas refeições e ter consciência de que os seus hábitos alimentares fazem parte do processo de alcançar uma melhor qualidade de vida.

5. Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas

Uma das principais causas de morte no Brasil está associada ao consumo do tabagismo e de bebidas alcoólicas, no qual o câncer de pulmão e problemas como cirrose podem ser letais ao corpo.

Desta forma, é importante buscar auxílio médico durante esse processo de interrupção e luta contra o vício. Peça ajuda!!!

6. Pratique exercícios físicos

Você não precisa começar o ano se inscrevendo em uma academia de CrossFit ou participando da próxima maratona. Se você não tem o costume de praticar atividades físicas regularmente, tentar algo muito exaustivo pode te afastar ainda mais desse objetivo.

Comece pequeno (lembre-se das metas): uma caminhada 3 vezes na semana ou até mesmo a prática de um esporte que você aprecie. Ninguém precisa ir para a academia se não quiser. Busque por exercícios físicos que além de condicionamento possam te dar prazer.

7. Faça seu check-up

Quantas vezes você não adiou suas consultas médicas ou exames por não ter tempo para cuidar de si? Chegou a hora de pensar mais em você, não é mesmo? Aproveite o começo de um novo ano para marcar as consultas médicas que vem adiando e faça seus exames de rotina para garantir que passará mais um período sem surpresas desagradáveis.

E você já sabe, mas não custa lembrar, seja começo ou final de ano, precisou de atendimento médico de qualidade, conte com a equipe da Rede VIK. Aqui você nunca entra na nossa lista do esquecimento!

Abraços!
Equipe Médica Rede VIK

 

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