Alguns casos médicos são mais fáceis de identificar por qual especialista devemos procurar como as fraturas ou uma dor no ouvido, por exemplo. Nesses momentos, o paciente rapidamente percebe a necessidade de se consultar com um Ortopedista ou com o Otorrino, mas nem sempre é assim!

Algumas doenças têm sintomas muito semelhantes e podem levar o paciente a gastar mais do que deveria com consultas até encontrar o profissional mais adequado. Só para você ter uma ideia, no Brasil, o Conselho Federal de Medicina reconhece 53 especialidades médicas. Então, não se culpe se não souber exatamente que médico procurar de primeira.

Além do mais, muitas dessas especialidades são complementares e tratam do mesmo problema, mas por viés diferentes como no caso do Reumatologista, o Ortopedista e o Neurologista que podem ajudar um paciente com dores em articulações, por exemplo.

Uma dúvida frequente aqui na Rede VIK é justamente saber por qual médico passar para uma consulta de emergência, por isso, hoje, trouxemos as principais especialidades médicas que atendemos e como cada uma pode ajudar você. Assim, da próxima vez que você necessitar de um atendimento médico, saberá exatamente para qual especialista deverá agendar uma consulta.

cta_marque_uma_consulta

Cuidado com o Doutor Google

Não adianta mentir, a gente sabe que a maioria das pessoas, quando sente algum sintoma ou dor, vai se consultar primeiro com o “Doutor Google” para saber o seu diagnóstico. O problema é que, ao fazer esse tipo de pesquisa, o Google se concentra apenas na palavra-chave que você citou e traz uma série de “possíveis diagnósticos” com essa palavra.

Primeiramente, entenda que o Google é um buscador, ele não interpreta as informações que fornece. Não ouve seu histórico médico e familiar, não faz uma anamnese, não relaciona seu problema atual a sua condição de saúde ou hábitos de vida. Logo, é um grande risco se basear nesse tipo de informação.

Por exemplo, para alguém que digite “dor de cabeça diária”, o Google vai dar como possibilidades: cefaleia, enxaqueca, sinusite e aneurisma. Áreas completamente distintas e é daí que vem a maior dúvida dos pacientes, não saber mais para qual especialista irá, já que pode ser um clínico geral, um Otorrinolaringologista ou até mesmo um Vascular.

Busque um especialista em casos mais direcionados

Ninguém gosta de estar doente, correto? Mas cuidado com a busca por soluções rápidas demais. Na ânsia por resolver problemas médicos, é comum que pacientes acreditem que procurar um especialista ao invés de um Clínico Geral seja a melhor solução: o que nem sempre é!

Imagine o caso de um paciente com dores no peito que se irradiam para o braço. É muito provável que ele vá primeiramente ao Cardiologista, que passará exames e, se não houver alterações cardíacas que justifiquem o problema, o paciente procurará por outro especialista como um Reumatologista ou um Ortopedista.

Imagine quanto tempo e dinheiro serão gastos para solucionar um problema que o próprio Clínico Geral teria resolvido e, caso fosse necessário, saberia exatamente para quem encaminhar o paciente.

Entretanto, é possível determinar qual especialista procurar como em alguns casos:

Um Clínico Geral pode resolver 80% dos casos

Antes de tentar adivinhar por qual especialista passar, o ideal é procurar uma consulta com o Clínico Geral. Por sua formação, ele é o médico mais habilitado para tratar problemas simples e o mais indicado para encaminhar o paciente para outros especialistas.

Aproximadamente, 80% dos casos médicos que chegam a uma Clínica como a Rede VIK poderiam ser tratados por um Clínico Geral.

Por isso, se você tiver dúvidas de qual médico passar, procure primeiro um Clínico Geral. Aliás, recomendamos que você não deixe para se consultar apenas quando os problemas de saúde surgirem. O ideal é realizar consultas preventivas a cada 6 meses e check-ups anuais para garantir a sua qualidade de vida.

Mas, responde aqui para a gente, você ainda têm dúvidas sobre que médico consultar ou por que o Clínico Geral é o mais indicado?

Até breve!
Equipe Médica Rede VIK

 

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?