Toxina Botulínica, popularmente chamada de botox, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e muito conhecida por ser parte essencial do processo de suavização das rugas e das marcas de idade.

O procedimento é simples de ser realizado, mas deve ser feito por um profissional habilitado e preparado como o Dermatologista para evitar contraindicações e reações adversas ao tratamento. O principal problema, embora seja muito raro, é a injeção da toxina em grande quantidade caso o procedimento não seja feito de modo correto, pois ela bloqueia os sinais nervosos do cérebro, causando paralisia generalizada, conhecida como botulismo.

Então, o mais indicado é buscar uma Clínica Médica com um Dermatologista de sua confiança. Além de aplicar botox, o Dermatologista também pode ajudar fazendo uso de outros procedimentos para rejuvenescimento, gerando maior satisfação e resultado, além de resolver problemas de pele, como acne, melasma ou verrugas, entre outros.

cta_marque_uma_consulta

Como surgem as rugas

As rugas surgem devido ao envelhecimento facial, decorrente da ação do tempo, exposição solar sem proteção, má alimentação, entre outros. Mas o fator natural para seu aparecimento é a contração dos músculos do rosto que forma as chamadas linhas de expressão.

Ou seja, o ato de franzir a testa, contrair a musculatura dos olhos ao sorrir ou até forçar a vista para ler acelera o surgimento das indesejáveis rugas.

Principais indicações para o uso do botox

Esteticamente, o botox pode ser utilizado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto como a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os pés de galinha, que se formam na região dos olhos.

Já para os sulcos ao redor dos lábios, conhecido como bigode chinês, o preenchimento facial (ácido hialurônico) é o mais recomendado, assim evita-se o risco de deixar o rosto paralisado e sem expressão.

Em comparação com o uso de cremes para suavização de rugas e linhas de expressão, o botox costuma trazer resultados mais visíveis. Dando a aparência de pele mais jovem que muitas mulheres desejam.

O tratamento pode ser tanto preventivo quanto reparador. Entretanto, vale ressaltar que apenas o Médico Dermatologista pode indicar o procedimento mais adequado para cada caso.

Atuação do botox na pele

A acetilcolina é uma substância que estimula a contração dos músculos faciais. Quando o botox é aplicado, ele inibe a atuação da acetilcolina naquela região. Assim, ao evitar a contração muscular, não há a formação de rugas.

O procedimento deve ser realizado no consultório médico por meio de injeção da substância em pontos escolhidos de acordo com a avaliação de cada paciente. Entretanto, o efeito do botox não é instantâneo e só será percebido após 48h da aplicação.

O tratamento, geralmente, dura entre 4 a 6 meses nas mulheres. Já nos homens, o ideal é repetir o procedimento após 4 meses devido a força maior de sua musculatura.

E não precisa ter medo de manchas ou marcas após as aplicações. Embora exista a possibilidade de surgirem alguns pequenos nódulos ou hematomas nos locais onde o botox foi injetado, eles costumam desaparecer pouco depois.

Como é feita a aplicação do botox

A Toxina Botulínica é injetada na área a ser tratada com distância de 1.5cm de um ponto a outro. A aplicação é rápida e quase sem anestesia local. Entretanto, é preciso que um especialista analise a área de aplicação mais adequada para que o resultado seja o mais natural possível.

Perda da expressão em decorrência do uso de botox

Uma dose excessiva do botox pode ocasionar perda de expressão temporária. Daí a necessidade da sua aplicação ser realizada por profissionais habilitados e competentes. Além do respeito ao intervalo mínimo de 2 meses entre cada aplicação para evitar resistência do organismo à substância.

A Rede VIK conta com uma equipe qualificada e com grande credibilidade para realizar tratamentos estéticos como este, por isso, se você é de Jaú ou região, não arisque à sua saúde. Tenha a pele que você sempre desejou sem correr riscos por isso! Marque uma consulta avaliativa hoje mesmo e descubra se o botox é o tratamento ideal para você!

Estamos te aguardando!

Até breve!
Equipe Médica Rede VIK

 

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?