A consulta anual ao Clínico Geral é o primeiro passo para garantir uma boa qualidade de vida e a comunicação entre paciente e médico é crucial para que a visita renda bons frutos.

É muito comum os pacientes procurarem médicos especializados e marcarem consultas apenas pelo aparecimento de algum sintoma. No entanto, uma visita regular ao Clínico Geral deve fazer parte da sua agenda todo ano, pois ela pode ser decisiva para situação do paciente e a chave para o diagnóstico e tratamento precoce de qualquer problema.

É verdade que alguns hábitos, como uma boa alimentação e exercícios regulares, ajudam a manter a saúde, mas só isso não basta. É necessário um acompanhamento médico para promover uma vida saudável. Nesse cenário, o Clínico Geral é o primeiro profissional indicado para procurar, pois é o que conhece seu histórico e tem uma visão mais global do organismo e das doenças que podem te afetar.

Atualmente, notamos um papel mais ativo do paciente nas consultas. Além de responder ao médico, ele agora formula perguntas próprias, discute e busca entender sua situação. Agora ele é um agente participante e protagonista quando se trata de buscar serviços de saúde.

Dessa forma, percebemos que a conversa pode ser uma das partes mais essenciais da consulta. Por isso, decidimos te mostrar a importância dela e quais questões não podem ser deixadas de fora. Confira!

cta_marque_uma_consulta

Como é a consulta com um Clínico Geral?

Uma das partes no qual consiste a consulta médica é a anamnese, na qual o médico faz perguntas e “entrevista” o paciente. Segundo Juliana Conte, repórter do portal de Drauzio Varella, o profissional aprende ainda na faculdade a ouvir atentamente as queixas do paciente e fazer perguntas globais e dirigidas a fim de ter um diagnóstico.

Não existe duração específica, mas é necessário tempo e dedicação para realizá-la, por isso contar com clínicas privadas que oferecem o conforto e o tempo de um bom atendimento personalizado, como na Rede VIK, é significativo.

O que o Clínico Geral trata?

De modo abrangente, o Clínico Geral é o profissional que tem conhecimento completo do nosso organismo e deve ser nosso primeiro ponto de parada em consultas anuais. Ele é responsável pela atenção primária e por medidas preventivas.

Esse profissional pode também requerer exames e fazer diferentes tipos de diagnósticos e tratamentos necessários. Caso não seja da sua alçada, ele é responsável por encaminhar o paciente ao especialista, fazendo a ponte entre eles e se disponibilizando a esclarecer dúvidas.

Por conhecer profundamente os problemas do indivíduo, o Clínico conhece o histórico de saúde e pode acompanhá-lo durante toda a vida.

Alguns casos que podem ser acompanhados pelo Clínico Geral são:

  • Diabetes
  • Doenças cardíacas em estágios iniciais
  • Infecções em geral: de pele, intestinais, urinárias
  • Avaliação médica antes de qualquer cirurgia
  • Avaliação antes de iniciar uma atividade física
  • Pressão alta ou baixa, incluindo o acompanhamento
  • Anemia
  • Alergias
  • Gastrite
  • Dores nas articulações
  • Check-up completo, etc…

Por que fazer perguntas ao médico?

Como dissemos, durante a consulta temos o processo de anamnese que, segundo Dario Giannini, em seu livro “Simulação de Doenças – Abordagem e Diagnósticos”, é responsável por completar 70% dos diagnósticos. No entanto, durante a consulta o médico não pode ser o único a falar.

De acordo com Soar Filho, em seu artigo “A interação médico-cliente”, um estudo realizado em Paris mostra que 83% de tudo que é falado na entrevista parte do médico. No entanto, é muito importante que esse dê vez e voz também ao seu paciente.

Fazer perguntas pode contribuir na comunicação estabelecida na relação médico-paciente, levando a um atendimento mais eficaz, gerando diagnósticos mais precisos, menos erros e um melhor relacionamento.

Estabelecer algumas questões também pode ajudar a construir uma relação de confiança e segurança com seu médico, gerando pacientes mais satisfeitos, conscientes de sua condição e aptos a aderir aos tratamentos.

Mas, que perguntas fazer durante a consulta?

Um bom hábito de se ter é estabelecer previamente, quando possível, suas dúvidas. Preparar-se previamente pode ser positivo para comunicação com seu médico, retirar dúvidas e esclarecer as coisas.

Nesse processo, os médicos também podem ajudar o paciente a formular perguntas e deixá-las totalmente esclarecidas para que não haja dúvida ao sair do consultório. Por isso, além de ouvir, você deve se certificar de que compreendeu o que seu Clínico Geral disse. Se necessário, faça as perguntas novamente e certifique-se de que entendeu.

É importante saber acerca do seu diagnóstico, exames, tratamento, doses e efeitos colaterais de remédios, entre outros. Separamos 10 perguntas que podem ser feitas numa consulta:

  1. Qual é o meu diagnóstico?
  2. Quais são as minhas opções de tratamento? Quais são os benefícios de cada opção? Quais são os efeitos colaterais?
  3. Quais são as minhas chances de cura?
  4. Vou precisar fazer um exame? Para que serve esse exame? O que os resultados vão me dizer?
  5. O que o medicamento que você está prescrevendo vai fazer? Como devo tomá-lo? Existe algum efeito colateral?
  6. Por que preciso de cirurgia? Existem outras maneiras de tratar a minha doença? Com que frequência você realiza esta cirurgia?
  7. Posso usar esse medicamento junto com outros que já utilizo, com algum alimento ou com algum líquido?
  8. O tratamento mudará a minha rotina diária?
  9. O que acontece se eu não fizer nada?
  10. Quais são os custos?

Questionar o médico durante a consulta deve ser um hábito, pois contribui não só na comunicação com o profissional, como na análise e tratamento de doenças. Segundo estudos, os pacientes que fazem perguntas e são ativos são mais felizes com o serviço prestado. É por isso que, na Rede VIK, nosso Clínico Geral busca responder a todas suas dúvidas e realizar o melhor atendimento possível, garantindo qualidade e segurança para você.

Marque uma consulta! Não deixe para cuidar da sua saúde quando ela virar um problema!

Até breve!

Equipe Médica Rede VIK

 

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?