O Clínico Geral é, muitas vezes, ignorado no processo de avaliação e cuidado com a saúde. No entanto, esse profissional tem uma preocupação holística com nosso organismo e uma consulta anual pode significar mais saúde e longevidade para você.

A clínica geral pode gerar muitas dúvidas quanto a sua função e importância, por isso vamos tentar sanar aqui grande parte delas. Primeiramente, é importante saber que o Clínico Geral não é um médico sem especialidade. A clínica geral ou medicina interna, como também é conhecida, é uma especialização que demanda, pelo menos, 2 anos e é responsável por formar médicos que atuam na “linha de frente” do combate às doenças e pela vida saudável.

Qual a especialidade de um Clínico Geral?

O Clínico Geral é responsável pelo conhecimento profundo e humanístico de todo o corpo humano e, segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, ele está apto a resolver 70% dos casos das doenças que surgem.

Além disso, ainda de acordo com a SBCM, 10% dos médicos em atuação no país, cerca de 44 mil indivíduos, são Clínicos Gerais.

Os médicos dessa área atendem a atenção primária e se destacam pela boa medicina e respeito aos direitos do paciente. O Clínico Geral é o primeiro passo que se deve dar antes de procurar outros profissionais, sendo aquele que estabelece uma relação de confiança e busca sempre proporcionar maior bem-estar ao paciente.

cta_marque_uma_consulta

Para que serve um Clínico Geral?

Como dissemos anteriormente, Clínico Geral está na “linha de frente” pela saúde de seus pacientes. Ele deve ser o primeiro profissional procurado em casos de queixas específicas ou doenças, pois, como vimos, a maior parte dos problemas conseguem ser resolvidos ainda nessa etapa.

Esse profissional é responsável, então, pelo atendimento, análise e diagnóstico do paciente. Ele ainda pode pedir e interpretar exames, prescrever tratamentos e analisar a evolução do estado do paciente. Por ter uma aproximação e conhecimento do caso, muitas vezes ele se torna o médico da família, conhecendo o histórico e os fatores que podem ser cruciais para o paciente.

Em circunstâncias mais específicas, ele é o responsável por encaminhar ao profissional especialista, podendo acompanhar o caso de perto e repassando todas as informações necessárias ao seu colega.

O Clínico Geral ainda pode atuar também em ações preventivas, como o check-up anual e dar orientações que contribuem para manter a saúde de seus pacientes intacta.

5 motivos para procurar um Clínico Geral

Até aqui deixamos claras as atividades e a importância de ter acesso ao clínico geral, pelo menos, uma vez por ano. Consultar esse especialista é essencial para a manutenção de sua saúde e, por isso, apresentamos 5 motivos para não deixá-lo de lado quando for marcar suas consultas de rotina.

1. Redução do risco de autodiagnostico

É verdade que a internet facilita um bocado a nossa vida, mas nem tudo que encontramos nela é verdadeiro ou viável de utilizarmos. É muito comum pacientes jogarem seus sintomas no Google e se autodiagnosticarem o que pode trazer muitas consequências negativas como a automedicação e o diagnóstico incorreto.

Por isso, sejam quais forem as queixas, recorra a um Clínico Geral, pois ele estará apto a diagnosticá-lo corretamente através de avaliação profunda e exames, ajudando a barrar a evolução da doença com os tratamentos corretos que ele passará.

2. Mais economia

Aqui não se trata apenas de economia financeira, mas também de tempo. Ao invés de perder tempo com diversas consultas a especialistas e exames que muitas vezes nem seriam necessários, você pode procurar um Clínico Geral e obter suas respostas corretas e, então, ser direcionado ao que precisa.

Dessa forma, você poupa gastos financeiros e de tempo, obtendo o necessário com uma consulta.

3. Histórico médico

Como dissemos, muitas vezes o Clínico Geral se torna o médico da família, pois ele tem acesso a todo o histórico médico de seus pacientes, sabendo precisamente quais são suas doenças, a causa delas e até mesmo fatores psicológicos e sociais que podem agravá-las. Assim, ele transmite mais confiança e segurança aos pacientes.

4. Maior prontidão

Ter conhecimento aprofundado do corpo humano, acesso ao histórico médico e estar consciente da situação dos seus pacientes torna o Clínico Geral mais apto para o atendimento rápido e eficaz em casos emergenciais, diagnósticos e tratamentos.

5. Prevenção de doenças

A prevenção é, muitas vezes, o primeiro e grande passo para combater uma doença, por isso é importante ter alguém que direcione nosso entendimento e ações para atos preventivos.

A realização de exames, consultas e conversas são importantes para o reconhecimento de fatores de risco, além do fato de podermos ter um diagnóstico e tratamentos precoces que podem ser mais eficientes no combate de qualquer doença.

Na Rede VIK, você tem acesso aos mais competentes Clínicos Gerais da região que podem te acompanhar ano após ano, conhecendo seu histórico, garantindo confiabilidade e maior bem-estar a longo prazo.

Cuide da sua saúde e agende sua consulta agora!

Até breve!
Equipe Médica Rede VIK

 

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?