Urologista


O Médico Urologista é o responsável pelo tratamento das doenças relacionadas ao aparelho urinário de homens e mulheres, como infecções, inflamações, tumores, cálculos, incontinência urinária, infertilidade, realização de transplante renal, disfunção erétil. Cuida apenas das enfermidades que acometem o aparelho genital das pessoas do sexo masculino. Esse profissional atua tanto em casos clínicos quanto cirúrgicos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o Urologista dedica-se aos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis.

O trabalho do Médico Urologista é tão importante para os homens, quanto o do ginecologista é para as mulheres. Por isso, o melhor sempre é que os homens entendam a importância da prevenção e procurem o Urologista antes de qualquer situação de emergência. Conheça algumas das doenças as quais o profissional atua.

Priapismo

É a ereção peniana de tempo prolongado (por mais de quatro horas), causa dor e não tem relação com estímulo sexual. Pode acarretar em Disfunção Erétil. Acomete desde recém-nascidos a idosos. Nas crianças, a principal causa é a anemia falciforme, já no adulto têm várias razões para acontecer: uso de medicação e injeção de prostaglandinas e papaverina, uso de drogas ou doenças como gota, diabetes, hemodiálise etc. O primeiro atendimento nesses casos é realizado pelo Médico Urologista.

Incontinência Urinária

É a perda espontânea de urina. Essa doença afeta homens, mulheres e até crianças. Existe a incontinência de urgência, que é o vazamento da urina logo após a vontade de urinar. A incontinência de esforço é a liberação de urina quando a pessoa espirra, tosse, ri demais, levanta peso etc. Já a incontinência por transbordamento é o transbordo da bexiga sobrecarregada, podendo ser constante, o que acaba resultando em muita perda. No caso da incontinência funcional a perda da urina deve-se a algum problema mental ou físico, que não tem relação com o controle da urina.

Cálculo Renal

Popularmente conhecida como Pedra nos Rins, que é o acúmulo de pequenos cristais nos rins ou em outros órgãos do sistema urinário. A Cólica Renal é uma das piores dores sentida. Cada indivíduo possui dois rins no formato de um grão de feijão, que localizam-se ao lado da coluna vertebral na parte posterior da cintura e acima dela. Esses dois órgãos são responsáveis pelo controle da quantidade de água e sal no corpo, suprimem toxinas, produzem hormônios etc.

Câncer de Próstata

Não é uma doença contagiosa, trata-se de um tumor maligno na próstata e não é comum que aconteça antes da idade de 45 anos. Logo no início, a enfermidade é assintomática, causando dor apenas quando está mais evoluída.

Deve-se procurar um Médico Urologista para a investigação se houver incômodo ao urinar ou se existe a presença de sangue na urina ou esperma.

Disfunção Erétil ou Impotência Sexual

É a incapacidade do homem em alcançar ou manter a ereção. O problema pode ser resultado do tabagismo, doenças vasculares, depressão ou outros fatores. O mais importante é que existem tratamentos que surtem excelentes efeitos.

Doença Renal Crônica Avançada

Quem apresenta comprometimento severo no rim ou rins, que impedem a qualidade de vida e que não surtiu efeito em outros tratamentos deve passar por um transplante renal. Entretanto, apenas o Urologista poderá confirmar a necessidade do procedimento.

Nosso Médico Urologista em Jaú pode atuar no cuidado à sua saúde. Por isso, não espere por uma crise renal para agir, agende uma consulta pelo telefone (14) 3416.3030 ou clique na chamada acima!

Até breve,
Equipe Médica Rede VIK | Saúde Familiar

Marque sua Consulta