Reumatologista


A Reumatologia é a especialidade médica que tem por objetivo estudar e tratar das doenças inflamatórias e degenerativas do sistema musculoesquelético, que é formado pelos ossos, músculos, tendões, ligamentos, articulações, cartilagens e os tecidos que suportam e ligam os órgãos, como colágeno e fibras elásticas.

Existem mais de 200 tipos de doenças consideradas reumáticas, ou seja, que acometem essas estruturas do corpo humano. Essas enfermidades causam muita dor e, em alguns casos, chegam a incapacitar o doente de realizar atividades simples do dia a dia.

Existe o mito de que as doenças reumáticas ataquem apenas idosos, entretanto, não há idade para que essas doenças se manifestem, podendo até mesmo acometer crianças. Também não estão associadas à nenhuma classe social.

Outro mito é o de que o Reumatismo cause danos apenas aos órgãos ligados à locomoção, porém a grande maioria afeta o sistema nervoso, pulmões, coração e rins.

Principais Doenças Reumáticas

Como existem mais de 200 doenças reumáticas, vamos elencar aqui algumas das mais conhecidas para que você possa entender um pouco mais:

Artrite Reumatoide (AR)

Trata-se de inflamação crônica em várias articulações. Os estudos existentes ainda não conseguiram detectar as causas dessa doença. Sua incidência é maior entre as mulheres.

A Artrite Reumatoide causa dor, edema (inchaço de tecido ou órgão por acúmulo atípico de líquido no organismo), vermelhidão em várias articulações do corpo, principalmente, mãos, punhos e joelhos. Quanto mais avançada for ficando a doença, os pacientes terão deformidades nos dedos, braços etc. Essa condição os faz ter dificuldades para desempenhar as tarefas mais corriqueiras, como, por exemplo, segurar um copo ou fechar as mãos. 

Fibromialgia

A Fibromialgia é a dor em todos os músculos do corpo. Ela causa cansaço, alterações no sono e do humor. Quando se associa a outras doenças reumáticas como artrite reumatoide, por exemplo, torna-se mais complicado o diagnóstico, pois o médico e o paciente podem ficar em dúvida com relação à origem da dor, se por causa da evolução da artrite reumatoide ou por conta da própria fibromialgia.

Esclerodermia

É o enrijecimento da pele, tornando-a sem elasticidade, pode causar engasgos e alteração na coloração das mãos, arroxeamento dos dedos. Essa doença é autoimune, ou seja, o sistema imunológico que é responsável por defender o corpo contra as bactérias e outros agentes agressores começa a atacar o próprio organismo e deixa de defendê-lo dos agressores.

A Esclerodermia de forma sistêmica atinge pele e órgãos internos. Já a Esclerodermia de forma localizada abrange uma área restrita da pele, sem acometer os órgãos internos. Essa é mais comum em crianças.

Lúpus ou Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)

É a inflamação crônica em diversos órgãos, ela é autoimune. O Lúpus atinge pessoas de várias idades, raça e sexo. Existem dois tipos de Lúpus: cutâneo e sistêmico. O cutâneo se manifesta por manchas na pele, em locais em que há maior exposição solar. Já o sistêmico agride os órgãos internos. A doença causa perda de apetite, fraqueza, desânimo, dor nas juntas, hipertensão, problemas nos rins etc.

Essa doença não tem causas específicas, mas existem indícios de que fatores genéticos, ambientais e hormonais contribuam com o desenvolvimento do Lúpus.

Polimialgia Reumática

Essa doença ataca principalmente pessoas com idade acima dos 50 anos. Ela é responsável pela rigidez e dor no pescoço, ombros e quadris. Ela também é incapacitante, porque a rigidez pode chegar a ser extrema, porém não bastasse a rigidez pode existir perda de peso, fadiga e depressão. Embora as causas dessa doença sejam desconhecidas, está mais associada ao avanço da idade.

Artrose (Osteoartrite, Osteoartrose ou Artrite)

É uma enfermidade que acomete as articulações, ela é degenerativa. Também é uma doença que predomina no sexo feminino, porém em algumas regiões do corpo é frequente apenas em homens ou mulheres. Nos joelhos e nas mãos é predominante nas mulheres, enquanto que no sexo masculino é frequente no fêmur e baixa (articulação coxofemoral). Essa é uma doença mais comum em idosos, porém pode afetar pessoas mais jovens.

Ácido Úrico (Gota)

Doença causada pelo aumento do ácido úrico, gera episódios de artrite autolimitados que vão se tornando cada vez mais frequente.

Pode ocasionar problemas pneumologicos, cardíacos e renais (sendo algumas vezes manifestada por “pedras nos rins”).

Fenômeno de Raynaud

Arroxeamento dos dedos quando exposto ao frio.

Nas pessoas que apresentam ataques leves sem danos ao tecido são chamadas de “Fenômeno de Raynaud Primário”, caso haja ataques graves com evidências de danos tissulares, como ulcerações digitais, trata-se do “Fenômeno de Raynaud Secundário”. Em ambas as situações o paciente deve procurar ajuda médica e realizar uma investigação. Essas são algumas das patologias do grupo de doenças reumáticas. Observe que a maioria delas causa extremo padecimento ao doente, dores e outros sintomas que juntos chegam a dificultar o diagnóstico. Porém, o Médico Reumatologista é o profissional capacitado para solicitar exames, investigar os sintomas e determinar a doença. Como visto, elas não têm cura, mas o paciente devidamente diagnosticado e que realiza o acompanhamento profissional e tratamento medicamentoso tem mais qualidade de vida e menos sofrimento com as dores.

Se você está em Jaú ou em regiões próximas, procure um Reumatologista em Jaú, pois quanto mais rápido a doença for detectada e o tratamento for implementado, mais chances o paciente tem de diminuir seu sofrimento e estacionar o avanço da doença. Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Reumatologia, marque sua consulta pelo telefone (14) 3416.3030 e faça uma consulta com o Especialista.

Até breve,
Equipe Médica Rede VIK | Saúde Familiar

Marque sua Consulta