Otorrinolaringologista


A área médica especializada na prevenção, identificação e tratamento de doenças do ouvido, nariz, garganta e cirurgia corretiva ou plástica dessas regiões é a Otorrinolaringologia. O médico é o Otorrinonolaringologista ou apenas Otorrino.

As doenças que comprometem esses órgãos são várias, aqui você poderá conferir resumidamente algumas delas:

Sinusite

A nomenclatura para o termo Sinusite passou a ser Rinossinusite (RS) desde 1999. A RS é a inflamação da mucosa do nariz e dos seios paranasais e causa bloqueio nasal, diminuição da capacidade de sentir odores, secreção etc. Dependendo do prolongamento do tempo em que a patologia persiste, ela pode ser classificada como:

Rinossinusite Crônica (Sinusite Crônica) quando prossegue por mais de três meses e todos os sintomas se manifestam. O quadro geralmente é irreversível.

A Rinossinusite Subaguda (Sinusite Subaguda) tem uma duração de um mês e menos do que três meses.

Os sintomas da Rinossinusite Aguda (Sinusite Aguda) continuam por até um mês. Esse tipo de RS é causado por infecções por vírus das vias aéreas superiores.

O diagnóstico exato é um desafio já que existe dificuldade em precisar de trata-se de uma inflamação por vírus ou bactéria.

Otite Média Aguda

É a inflamação do ouvido médio, causa dor extremamente forte e acomete com mais frequência as crianças. Se não for tratada adequadamente, chega a causar a perda da audição. Germes, vírus ou bactérias podem provocar a Otite Média Aguda. Por isso, o diagnóstico correto só pode ser efetuado por um médico, é desaconselhável a automedicação. Os sintomas são febre, tontura, náusea ou vômitos, febre, secreção que escorre do ouvido e a dor intensa.

Labirintite

A Labirintite também é uma inflamação, mas é no labirinto ou ouvido interno que acontece. O labirinto é responsável pelo equilíbrio e posição do corpo, por isso que as pessoas que têm labirintite sentem vertigem, tontura, náuseas e perdem a noção de equilíbrio.

No grupo das enfermidades ocasionadas por inflamação há também a amigdalite, que é ocasionada pela inflamação nas amígdalas. A amigdalite é mais prevalente na infância, mas os adultos também não estão totalmente imunes a ela. Os sintomas incluem dor na região da garganta, febre, mau hálito, dificuldade para engolir os alimentos e a própria saliva, dor de ouvido entre outros. É uma patologia contagiosa, que pode passar a outros por meio de espirro ou saliva.

Desvio de Septo Nasal

É um problema na estrutura cartilaginosa e óssea (septo) que separa as fossas nasais. Qualquer trauma pode fazer com que esse “ossinho” fique ligeiramente desviado para um lado, dificultando a passagem de ar. O que vai exigir de quem tem desvio de septo nasal mais força para inspirar e expirar o ar, provocará roncos e comprometerá a qualidade do sono. Quando afeta muito a respiração, é necessário corrigir o desvio por meio de cirurgia. O objetivo do procedimento cirúrgico é devolver ao paciente a qualidade de vida, pois ao respirar melhor sentirá menos cansaço e não acordará a noite por conta do próprio ronco.

Lembre-se de que você jamais deve tomar medicamentos por conta própria ou tentar fazer sozinho um diagnóstico, ao sinal de qualquer problema com ouvidos, nariz e/ou garganta procure nosso Médico Otorrino em Jaú.

Entre em contato pelo telefone (14) 3416.3030 e agende uma consulta com nosso Otorrinolaringologista. Respire melhor, ouça bem e se previna das dores de garganta. Fale com a gente!

Estamos te aguardando!

Até breve,
Equipe Médica Rede VIK | Saúde Familiar

Marque sua Consulta