Ortopedista


Quando surgiu, a Ortopedia era uma área especialmente voltada ao cuidado das crianças, corrigindo as deformidades na coluna vertebral e nos membros. Ganhou abrangência com o passar do tempo e adquiriu a função de prevenir, tratar doenças musculoesqueléticas e reabilitar as pessoas que passaram problemas nos ossos, articulações, ligamentos, tendões, nervos e músculos.

Entre as doenças que compõem o grupo musculoesquelético e de outras partes, confira abaixo a explicação de algumas delas:

É comum as pessoas acharem que a tendinite se trata de uma inflamação do tendão apenas da mão, mas outras partes do corpo também são afetadas como o tendão de Aquiles (calcanhar), tendão patelar (joelho), cotovelo, ombro etc.

Cisto sinovial

Pode aparecer em qualquer região do corpo, porém é mais comum no dorso e frente do punho. O cisto sinovial é uma bolsa, que acumula material gelatinoso e é formado fora das articulações. O cisto não costuma doer, mas como pressiona áreas próximas, causa dor e perda de força. Não existem conclusões a respeito das causas, sabe-se que traumas e esforços repetitivos podem desencadeá-lo. O tratamento pode ser cirúrgico, fisioterápico, por acupuntura ou punção (o líquido do interior do cisto é retirado com o auxílio de uma agulha).

Bursite

A Bursite é uma inflamação que acomete a Bursa (bolsa sinovial), no ombro é chamada de Bursite Subacromial. Pode ser provocada por traumas, movimentos excessivos ou repetitivos dos ombros, ou por outras doenças inflamatórias como artrite reumatoide, lúpus etc. Ela se manifesta como uma dor no ombro e dificulta os movimentos.

Escoliose Degenerativa

É uma das doenças do envelhecimento, prejudica a coluna vertebral porque causa deformação na lombar. Os discos intervertebrais e facetas articulares vão se desgastando de forma irregular. O desgaste é igual em homens e mulheres, e a cada ano a região fica mais curvada, devendo haver acompanhamento contínuo e mais atentamente a cada cinco anos. O tratamento é cirúrgico, porém nem sempre é indicado a todos os pacientes. O cirurgião ortopédico avaliará a situação e a evolução do quadro para determinar se a cirurgia será capaz de melhorar a qualidade de vida do enfermo. Também poderão ser realizados procedimentos para contenção da dor.

Pé plano ou Pé chato

É aquele que não apresenta a curvatura na região plantar, dependendo da deformidade os pés não conseguem suportar a carga do corpo, o que influencia a rotação do joelho. O Pé plano adquirido piora com sobrecargas em excesso como mochilas e bolsas pesados, calçados inadequados, má postura etc. Para saber se você está com algum problema relacionado à marcha, verifique se os seus calçados estão gastos apenas de um lado, avalie a frequência de quedas, principalmente quando acontecem sem nenhum obstáculo à caminhada.

Com relação à Ortopedia do socorro imediato existem as fraturas expostas ou não. As fraturas podem ser resultado de vários fatores como quedas, acidentes de motocicleta e bicicleta etc. As fraturas expostas são aquelas em que o osso da região lesionada se desloca do eixo e se comunica com o meio externo, ou seja, popularmente é quando o osso de alguma parte do corpo que sofreu lesão acaba perfurando a pele ou fica sob ela, mas está quebrado. O tratamento desse tipo de fratura começa no pronto-socorro com o Ortopedista de plantão. São realizados vários procedimentos como limpeza do local a fim de minimizar os riscos de contaminação por bactérias; avaliação dos músculos, tendões e ossos para precisar qual tipo de cirurgia deverá ser realizada para restabelecer os movimentos do paciente.

Nosso Médico Ortopedista em Jaú atua na prevenção de problemas que possam comprometer a vida futura. Marque uma consulta pelo telefone (14) 3416.3030! Seu sistema musculoesquelético vai agradecer você!

Estamos te aguardando!

Até breve,
Equipe Médica Rede VIK | Saúde Familiar

Marque sua Consulta