Gastroenterologista


A especialidade médica Gastroenterologia trata da saúde e das doenças do aparelho digestivo, também realiza cirurgias nesse aparelho quando é necessário.

O estômago é o órgão que armazena tudo o que é ingerido para que haja o processo de decomposição dos nutrientes e distribuição entre as células. É forrado por mucosas que tem o objetivo de proteger o órgão de qualquer agente que possa irritá-lo ou causar, também é um mecanismo de defesa contra os próprios ácidos que estão presentes no estômago.

Conheça as doenças que atacam esse órgão:

Gastrite

É a inflamação da mucosa gástrica. É possível detectá-la por meio do exame realizado por Endoscopia ou Microscopia. A gastrite pode ser aguda ou crônica. A crônica é causada por bactéria, como é o caso da bactéria Helicobacter pylori. Ela consegue sobreviver em meio a toda a acidez que há no estômago, os ácidos deveriam ser nocivos a todo tipo de bactéria, porém não é para a H. pylori. Ela penetra no estômago e se adere à mucosa, onde encontra menor acidez e sobrevive envolta por uma camada protetora que ela mesma produz. A H. pylori é transmitida pelo contato entre as pessoas ou por meio de alimentos higienizados inadequadamente. As estimativas indicam que 50% da população em todo o mundo tenha sido infectada pela H. pylori. Por isso, é extremamente importante lavar muito bem legumes, frutas, verduras, as mãos e manter a higiene em todos os processos que envolvam o manuseio de alimentos. A bactéria pode se instalar no estômago de crianças e adultos igualmente. Assim, desde pequenas as crianças devem ser orientadas quanto à higienização dos alimentos.

Úlcera Gastroduodenal

É a perda do revestimento interno do estômago ou do duodeno (início do intestino). Com o revestimento afetado, feridas são desenvolvidas e ao entrarem em contato com os ácidos produzidos pelo estômago causam dor abdominal, queimação, cólicas etc. os sintomas pioram quando é realizada a alimentação.

Diverticulite

É a inflamação que se manifesta nas paredes do intestino grosso. Os divertículos apresentam perfurações, o que acaba por piorar a situação do paciente já que resíduos do intestino escapam para a cavidade abdominal. A detecção da Diverticulite é realizada por meio de um exame chamado Colonoscopia, cuja função é avaliar o interior do cólon. Alimentação pobre em fibras, pressão no interior do cólon são causas da Diverticulite. O tratamento inclui uma dieta líquida e branda, medicamentos para aplacar a dor e antibióticos. Com o tratamento adequado e seguido corretamente pelo paciente a doença tem reversão.

Pancreatite

O pâncreas é uma glândula com funções diferentes: produz os sucos digestivos e as enzimas que atuam na digestão e no metabolismo dos nutrientes; produz os hormônios da insulina e glucagon.

A pancreatite é a inflamação do pâncreas. A inflamação acontece devido a cálculos biliares e por consumo exagerado de substâncias alcóolicas, fumo, remédios, diabetes tipo II etc.

Existem duas formas de pancreatite: aguda e crônica. A pancreatite aguda é resultado do aumento das enzimas pancreáticas. Causa dor abdominal súbita que irradia para o dorso, náuseas, vômitos etc.

A inflamação crônica do pâncreas altera as funções endócrina (eliminação de secreção no sangue) e exócrina (lançamento das secreções na superfície do corpo). A causa mais prevalente da doença é devido a ingestão exagerada de álcool. A doença se manifesta por dores abdominais, que irradiam o dorso entre 15 e minutos após a alimentação.

O diagnóstico da doença e tratamento são realizados pelo médico gastroenterologista, não espere para procurar ajuda profissional, principalmente, se você notar que pode ter a doença.

Colite Ulcerativa

É a inflamação do cólon, no intestino grosso. Os sintomas são diarreia em conjunto com sangramento e, em alguns casos, dores abdominais. O diagnóstico é realizado também por meio a Colonoscopia. O tratamento inclui dieta mais leve, nos casos menos agressivos. Se a situação evoluir para um quadro de emergência, é necessário realizar cirurgia para retirada do intestino grosso.

Comer é um dos prazeres do ser humano. Por isso, se costumeiramente você passa mal ao alimentar-se, sente dores no estômago, não tem alegria ao comer, não perca mais tempo e nem o sabor dos alimentos. Agende consulta com um Médico Gastro em Jaú pelo telefone (14) 3416.3030. Não perca tempo, receba atendimento do nosso Médico de Estômago em Jaú!

Estamos te aguardando!

Até breve,
Equipe Médica Rede VIK | Saúde Familiar

Marque sua Consulta