Especialidades

Reumatologia

A reumatologia é a especialidade médica responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças inflamatórias e degenerativas do sistema musculoesquelético, formado por: músculos, tendões, ligamentos, articulações, cartilagens e tecidos.

O reumatologista trata também do tecido conjuntivo, responsável pela sustentação, nutrição e proteção de tecidos adjacentes. O tecido conjuntivo pode ser encontrado em todos os órgãos e estrutura do corpo humano.

Conheça abaixo algumas doenças tratadas pela especialidade:

Fibromialgia

A fibromialgia é uma dor crônica que se irradia por todos os músculos do corpo e atinge principalmente tendões e articulações.

Fadiga, falta de disposição e energia, alterações no solo, cefaleia e sensibilidade durante a micção são alguns dos sintomas que acompanham a fibromialgia.

Artrose / Artrite

A Artrite e Artrose se tratam de doenças reumáticas que atingem as articulações. É uma inflamação provocada por alterações no sistema de defesa do organismo,denominado de sistema imune.

Seus sintomas incluem dor, inchaço, calor e vermelhidão, as áreas mais atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.

Lúpus

Lúpus é uma doença autoimune que causa a inflamação crônica de diversos órgãos. O problema pode ser classificado como cutâneo ou sistêmico.

Se cutânea, o problema se manifesta na forma de manchas na pele onde há maior exposição solar. Se sistêmico, agride os órgãos internos.

Falta de apetite, fraqueza, desânimo, dor nas juntas e hipertensão, são alguns dos problemas que acompanham o Lúpus.

Quanto mais cedo uma doença reumatológica é detectada, maiores são as chances de diminuir as dores do paciente e estacionar o avanço da doença.

Se notar qualquer irregularidade ou sentir necessidade de se consultar com um médico reumatologista em Jaú, agende uma consulta na Rede VIK.

Open chat