Especialidades

Psiquiatria

A psiquiatria é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico, tratamento, acompanhamento e reabilitação de pacientes afetados por diferentes formas de doenças e distúrbios psíquicos.

O objetivo do psiquiatra é trabalhar para trazer conforto e maior qualidade de vida para o paciente. Sua avaliação leva em consideração o histórico clínico do paciente, aplicação de testes e exames laboratoriais e/ou de imagem em determinados casos.

Conheça algumas doenças tratadas pela especialidade:

Transtorno de Ansiedade

A ansiedade é uma condição caracterizada pela preocupação exagerada e desproporcional envolvendo situações comuns do cotidiano, como trabalho, estudo, saúde e dinheiro.

O transtorno tem como sintomas dores de cabeça, sudorese, irritabilidade, tensão muscular, insônia e náuseas, além de causar um estado constante de medo e pânico.

Depressão

A depressão é uma doença crônica geralmente marcada por intensos e recorrentes níveis de tristeza, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Sintomas físicos como dores de barriga, azia, constipação, dores de cabeça e no corpo, também pode acompanhar a doença.

Para se obter um diagnóstico é necessário a realização e classificação da doença em tipos e níveis. Existem mais de 10 tipos classificados e os níveis variam entre leve e grave, podendo ou não serem recorrentes.

A depressão em alguns casos pode fazer com que o paciente tenha pensamentos suicidas, o ideal portanto para evitar consequências graves, é que o paciente busque auxílio médico antes da progressão da doença.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

O transtorno obsessivo compulsivo, conhecido popularmente como TOC, é responsável por provocar uma série de sentimentos e pensamentos obsessivos e compulsivos, que comprometem o equilíbrio emocional do paciente.

O paciente passa a apresentar comportamentos exagerados em situações cotidianas, agindo em alguns casos de maneira impulsiva, ansiosa e eufórica. Alguns dos comportamentos mais comuns são: limpeza excessiva de ambientes, higienização excessiva das mãos e coleção de objetos.

Não deixe um distúrbio mental comprometer sua qualidade de vida e bem-estar. Agende seu acompanhamento com um médico psiquiatra na Rede VIK.

Open chat