Especialidades

Pediatria

A Pediatria é a especialidade médica responsável pelo cuidado das crianças desde o seu nascimento, até seu desenvolvimento completo, ou seja, de zero até os 19 anos.

O especialista atua desde a prevenção e tratamento de doenças na criança até orientação e aconselhamento dos pais.

Os temas variam: vacinas, alimentação, prevenção de acidentes, estímulos neuropsicomotores, e quaisquer outras dúvidas que os pais podem ter durante o desenvolvimento de seu filho.

Qual a importância da Consulta Pré-Natal com os Pais na Pediatra

Além de estabelecer um vínculo de confiança com o profissional que vai acompanhar  a criança, talvez  seja a consulta mais importante para que muitas situações do Pós Natal Imediato ( período entre o dia do nascimento, hospitalização materno-neonato, alta da maternidade e primeira consulta do Recém Nascido) sejam esclarecidas, principalmente em relação a dificuldade da amamentação, stress materno, influência familiar e principalmente falta ou excesso de informação dos pais. 

Pediatria neonatal

A pediatria neonatal é uma especialidade pediátrica com foco no cuidado do recém-nascido, (principalmente nas primeiras 24 horas de vida) cuidado de bebês desde o seu nascimento até completar 28 dias de vida. É o pediatra neonatal quem garante os primeiros cuidados e avalia as condições de saúde do bebê. 

É o médico pediatra quem avalia o crescimento da criança e seu desenvolvimento na adolescência, diagnosticando possíveis erros e caso necessário, encaminhando para um médico pediatra especialista.

Puericultura

A puericultura é uma subespecialidade da pediatria que, diferente da pediatria convencional, realiza o acompanhamento integral da saúde do paciente, desde o nascimento até o fim da adolescência. 

Com a puericultura, o pediatra tem a capacidade de realizar diagnósticos assertivos e detectar precocemente distúrbios de desenvolvimento psicológico e físico, intervindo antes de ocorrerem danos.

Qual a Frequência* de acompanhamento de meu filho na Rede VIK de Saúde Familiar após seu nascimento?

De 0 até 28 dias

após alta da maternidade, 3 dias no máximo, no 15ª e 28º dia de vida

De 1 mês até 1 ano

mensalmente

De 1 ano aos 2 anos

de 3 em 3 meses

De 2 anos aos 6 anos

de 4 em 4 meses

De 6 anos aos 12 anos

de 6 em 6 meses

De 12 anos aos 19 anos

anualmente

*A Frequência pode ser alterada de acordo com as necessidades dos pais ou parecer do profissional

A Pediatria e o Desenvolvimento

É de extrema importância que, com a finalidade de identificar e evitar problemas de desenvolvimento, a criança seja acompanhada durante todo o seu período de crescimento. Esse acompanhamento pode ser realizado a partir do final do período gestacional e seguir até o fim da adolescência.

Anos iniciais (0 – 2 anos)

Os dois primeiros anos de vida do bebê são cruciais para seu desenvolvimento físico e psicológico. É nessa fase onde acontecem os aprendizados que levamos para toda a vida.

É também nessa fase, onde surgem diversas dúvidas para os pais de primeira viagem. É papel do pediatra orientar os pais com a intenção de sanar todas as suas dúvidas e prepará-los para a chegada do bebê, conscientizando-os sobre os primeiros cuidados, amamentação, carteira de vacinação e orientação alimentar após o desmame.

3 – 6 anos

Durante a infância são realizados diversos trabalhos como prevenção a obesidade infantil e outras doenças comuns. Nesse período também podem ser identificados problemas de crescimento e desenvolvimento, orientações sobre alimentação e revisão da carteira de vacinação.

7 – 12 anos

O fim da infância é marcado por diversas confirmações de independência, como o ato de vestir-se sozinho e ter controle de sua higiene.

É papel do pediatra realizar o acompanhamento de saúde, desenvolvimento das competências linguísticas e escolares.  Orientações sobre a realização de atividades físicas, uso de celulares, tablets e computador.

Adolescência (13 – 19 anos)

A chegada da puberdade gera diversas dúvidas tanto nos pais quanto no adolescente, mudanças hormonais, rotina e alimentação são alguns dos temas abordados. 

O especialista avalia também o crescimento e a saúde em geral, identificando problemas e realizando as devidas correções/indicações.

Se notar qualquer irregularidade em seu filho ou sentir necessidade de levá-lo a um médico pediatra em Jaú, agende uma consulta na Rede VIK.

Open chat