Especialidades
Ginecologia
A ginecologia possui sua área de cuidado voltada para à saúde feminina.
O médico ginecologista estuda o funcionamento e distúrbios do sistema reprodutor feminino, cuidando e tratando de órgãos como a vulva, vagina, útero, ovários e mamas. O ginecologista também está apto a instruir e aconselhar mulheres sobre assuntos relacionados a função sexual.
Conheça abaixo algumas doenças tratadas pelo especialista:
Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)
Provocada pela alteração nos níveis hormonais, a Síndrome dos Ovários Policísticos leva a formação de cistos nos ovários. O problema torna o ovário até três vezes maior que seu tamanho normal.
Atrasos na menstruação, aumentos de pelos nos seios, rosto e abdômen, obesidade e acne, são sintomas da doença. Se não tratado, o problema pode resultar em uma predisposição para diabetes, doenças cardiovasculares, infertilidade e câncer de endométrio.
Inflamação Pélvica
A inflamação pélvica é uma infecção que afeta o aparelho reprodutor feminino. O problema atinge em sua maioria mulheres jovens, dos 15 aos 25 anos de idade e pode se espalhar até acometer toda a pelve.
A doença é caracterizada por causar cicatrizes nos órgãos reprodutores, dificultando a gravidez e pode vir acompanhado de dor.
Miomas
Miomas são tumores uterinos benignos e ocorrem em mulheres de faixa etária entre 40 e 50 anos.
Por se tratar de uma doença que na maioria das vezes é assintomática, o mioma é descoberto na fase reprodutiva, quando a mulher deseja ter filhos.
Existem remédios que agem com o fim de barrar o crescimento do mioma, porém sua remoção é realizada apenas através de intervenção cirúrgica.
Devido ao grande número de agentes infecciosos que são expostos ao corpo, é de extrema importância manter-se atento a qualquer irregularidade presente nos órgãos femininos.
A melhor forma de prevenção e cuidado da saúde feminina é realizando consultas periódicas ao médico ginecologista e realizando o exame de Papanicolau.