Especialidades

Gastroenterologia

A gastroenterologia é a especialidade médica responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento clínico de doenças que afetam o sistema digestivo, composto por: esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e toda a extensão do intestino.

Por tratar diversos órgãos, o médico gastroenterologista mantém contato com outras especialidades clínicas. 

Conheça abaixo algumas doenças tratadas pelo especialista:

Refluxo

O refluxo gastroesofágico é uma doença caracterizada pelo retorno involuntário de um alimento ingerido para o esôfago, juntamente com suco gástrico. O problema é comum em crianças e costuma desaparecer durante a adolescência.

Os sintomas do refluxo são: azia, queimação, ardência na garganta, tosse seca, dor torácica intensa e doenças pulmonares de repetição como pneumonia.

Gastrite

A gastrite é uma inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. A doença pode acometer parte da mucosa estomacal ou toda ela.

Dor circunscrita, perda de apetite, azia ou queimação, náuseas e presença de sangue ao vomitar ou evacuar, são além da inflamação, sintomas da gastrite.

Devido ao fato de a gastrite crônica ser causada por bactéria, recomenda-se lavar muito bem legumes, frutas, verduras e mãos em todo processo que envolva manuseio de alimentos.

Colite

​​​A Colite é definida por uma inflamação intestinal que comumente causa diarreia e em alguns casos, alternância do hábito intestinal. Entre os diversos tipos da doença, existem as colites infecciosas (gerada por vírus, bactérias ou parasitas), ulcerativa, isquêmica, pseudomembranosa e as idiopáticas, nome dados às que não possuem causa definida.
 
A colite também pode ser definida pelo seu tempo de duração que são as agudas (maior que 1 semana) e crônicas (menor que 1 semana).

Ao sinal de qualquer irregularidade, ou se sentir necessidade de se consultar com um médico gastroenterologista em Jaú, agende uma consulta na Rede VIK.

Open chat