Especialidades

Endocrinologia

A endocrinologia é a área médica responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que causam disfunções nas glândulas.

As glândulas são responsáveis pela produção e introdução de hormônios na corrente sanguínea, esses hormônios produzidos controlam órgãos importantes para o funcionamento do corpo e se desregulados podem causar diversos prejuízos no organismo.

O médico endocrinologista pode atuar também na área pediátrica, tratando disfunções hormonais, metabólicas e nutricionais desde o nascimento até o fim da adolescência. Sempre que houver ação antecipada ou retardada de hormônios, deve-se consultar o endocrinologista.

Conheça abaixo algumas doenças tratadas pelo especialista:

Diabetes

A diabetes é caracterizada pelo aumento dos minerais de glicose no corpo humano, causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina no corpo, o problema apresenta diversas formas, mais de um tipo e sintomas característicos.

Alguns sintomas comuns da diabetes: fome frequente, sede constante, vontade de urinar várias vezes ao dia e formigamento nos pés e mãos. 

Cada tipo de diabete requer um tratamento médico específico, sendo necessária a avaliação individual de cada caso.

Puberdade Precoce

A puberdade é o período onde ocorrem as modificações e o desenvolvimento do corpo de uma criança para o corpo adulto. O período mais comum para o início da puberdade é entre os 10 e 13 anos de idade.

A puberdade precoce ocorre quando o desenvolvimento e as modificações do corpo acontecem antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos. Entre os sinais da puberdade precoce estão: aumento das mamas, aparecimento de pelos nos órgãos genitais, espinhas, acne e comportamento mais agressivo, meninos tem alteração no timbre da voz, variando entre aguda e grave.

Quando identificado, o problema deve ser tratado a fim de evitar problemas psicológicos e de desenvolvimento na criança, deixar que o problema ocorra significa encurtar a infância de qualquer criança.

Doenças da Tireoide

Podemos classificar as doenças da tireoide como hipertireoidismo, quando a produção de hormônios acontece em grande escala, ultrapassando os níveis necessários para o funcionamento adequado do organismo e hipotireoidismo, quando a produção de hormônios é insuficiente e provoca reações como unhas fracas, queda de cabelo, pele seca, depressão, etc.

As patologias da tireoide ocorrem com mais frequência em mulheres e idosos, entretanto cada caso deve ser analisado individualmente, uma vez que as classificações do problema requerem tratamento específico.

Ao sinal de qualquer irregularidade, ou se sentir necessidade de se consultar com um médico endocrinologista em Jaú, agende uma consulta na Rede VIK.

Open chat