Especialidades

Cardiologia

A cardiologia é a área da medicina responsável pelo estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de todas as doenças que acometem o coração e outros componentes do sistema cardiovascular e circulatório.

O médico cardiologista é responsável também pela reabilitação de pacientes, além de acompanhar atletas em esportes específicos, indicando mudanças de hábitos e comportamentos prejudiciais à saúde.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2017, mais de 380 mil pessoas morreram em decorrência de alguma doença cardiovascular.

Conheça algumas doenças tratadas pela especialidade:

Arritmia Cardíaca

A Arritmia Cardíaca é uma doença caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos cardíacos e pode ser sintoma de uma doença primária ou um desequilíbrio no próprio órgão.

A arritmia pode ser classificada como: taquicardia, quando o ritmo é acelerado e bradicardia, quando o ritmo é lento demais. Ambas as classificações se agravadas, podem levar ao colapso do coração.

Palpitações no coração, queda de pressão, fadiga, falta de ar, desmaios, enjoos e vertigem são alguns dos sintomas da doença.

Insuficiência Cardíaca

A insuficiência Cardíaca é uma deficiência apresentada pelo coração, que afeta o bombeamento de sangue para o corpo, prejudicando o desempenho das atividades vitais.

Independentemente do tipo de insuficiência sistólica ou diastólica, quando não tratada de maneira adequada, o problema reduz a qualidade e a expectativa de vida do paciente.

Falta de ar, fadiga, náusea e suor em excesso, são alguns dos sintomas da deficiência.

Hipertensão (Pressão alta)

Também conhecida como “pressão alta”, a hipertensão aumenta a pressão sanguínea nas artérias, exigindo que o coração exerça maior esforço para distribuir o sangue pelo corpo.

Estima-se que 90% dos casos de pressão alta sejam hereditários, entretanto fatores como: estresse, obesidade, alcoolismo, tabagismo, sedentarismo e elevado consumo de sal, são agravantes para o problema.

A maioria das enfermidades que afetam o coração possuem sintomas similares e o sedentarismo como fator de risco. É importante manter-se sempre ativo, adotar hábitos saudáveis e visitar o consultório médico regularmente.

Caso sinta necessidade de consultar-se com um médico cardiologista em Jaú, agende uma consulta na Rede VIK.

Open chat