Dermatologista


A Dermatologia é a área médica que abrange a prevenção, diagnóstico e cuidados com a pele, mucosas, cabelo, unhas e pelos.A Dermatologia é a área médica que abrange a prevenção, diagnóstico e cuidados com a pele, mucosas, cabelo, unhas e pelos.

Os dermatólogos podem atuar tanto em prol da estética quanto no tratamento de doenças. A parte da Dermatologia que tem função estética é chamada de cosmiatria. Ela reúne vários procedimentos e técnicas a fim de melhorar a aparência da pele de todo o corpo, desde sinais de envelhecimento a perda de volume no rosto.

Em relação às doenças, existem inúmeras que o Dermato pode diagnosticar e prescrever tratamento. Algumas delas são:

Acne

É a inflamação no folículo piloso e glândulas sebáceas dos comedões (cravos) e pápulas (lesões vermelhas endurecidas) que se manifesta por bolinhas vermelhas, geralmente estampam o rosto, pescoço, peito e podem se espalhar por outras regiões do corpo.

Existem tipos diversificados de acne e aparecem desde recém-nascidos a adultos. A acne dos recém-nascidos é causada pelo estresse do parto ou porque hormônios da mãe foram passados antes do nascimento. Essa acne costuma desaparecer naturalmente.

A acne mais lembrada e temida é a que surge na adolescência, justamente na fase em que todo o corpo está passando por alterações, mas com ajuda médica esse tipo de acne também tem controle e medicação.

A acne também se apresenta em adultos, sobretudo nas mulheres com idade entre 25 a 45 anos. A acne na mulher adulta pode ser resultado de alterações hormonais, má alimentação, automedicação, cosméticos ou genética.

Na fase adulta, a acne pode ser persistente, quando surge na adolescência e continua durante a vida adulta. Se iniciar após a adolescência, entre 21 e 24 anos de idade é tardia. Já a acne recorrente é aquela que começa na adolescência, passa por um período de melhora e na vida adulta piora.

Por isso, não basta usar remédios que outras pessoas usaram, pois, para que a medicação tenha eficácia é preciso saber qual é a origem da acne. Se não forem tratadas, podem deixar manchas e marcas profundas na pele. Apenas o médico dermatologista pode receitar medicações.

Alopecia

É a redução ou perda dos pelos do corpo. As causas são variadas, sabe-se que doenças autoimune, fator hereditário, hormônios, medicamentos, traumas e muitos outros motivos contribuem com o aparecimento da alopecia.

Se você notar que seu cabelo está caindo em excesso, observar falhas no cabelo, sobrancelhas ralas, o melhor a fazer é procurar ajuda médica para identificar o problema e realizar tratamento.

Melasma

É um distúrbio na pigmentação da pele muito mais comum em mulheres que homens, caracteriza-se por manchas amarronzadas no rosto, colo e/ou braços. A ocorrência é maior nas pessoas do sexo feminino devido a alterações hormonais como menopausa e gravidez.

O melasma é crônico e a atuação do dermatologista visa ao controle das manchas que existem e à prevenção de novas. É possível atenuar a aparência das manchas já existentes, porém não há o desaparecimento total, em certos períodos o melasma pode estar bem controlado e quase não aparente, já em outros o quadro piora. Sem tratamento, o quadro só tende a piorar.

Embora não causem dor, deixam os pacientes muito descontentes porque essas manchas afetam com mais frequência a região mais visível do corpo: o rosto. Também existem formas de prevenção, consulte um dermatologista.

Atenção: Melasma não é o mesmo que melanoma (câncer de pele), que será explicado melhor a seguir.

Câncer de pele

É cada vez mais frequente entre a população, pois os raios ultravioletas fazem com que o crescimento de células da pele aconteça de forma anormal, causando tumores. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer mais frequente no Brasil é de pele não melanoma, ele corresponde a 33% de todos os tumores malignos apontados no país.

O câncer melanoma é muito agressivo pela possibilidade de desenvolver metástase. Esse câncer ataca as células produtoras de melanina, responsável pela cor da pele, e prevalece em pessoas adultas de cor branca.

É preciso atentar-se aos sintomas para que o médico consiga agir com rapidez em caso de câncer de pele. Verifique se suas pintas são uniformes, se possuem apenas uma cor ou se a coloração muda, manchas e feridas que demoram para cicatrizar devem ser avaliadas por um médico.

Furúnculo

É uma infecção por bactéria na raiz do pelo, provocando a produção de pus na região. Por ser provocado por uma bactéria, é transmissível. O furúnculo é um nódulo de cor vermelha e centro amarelado, onde se concentra o pus. Pacientes com furúnculo não devem apertá-lo, recomenda-se procurar um profissional dermatologista para receitar a medicação mais adequada ao tratamento.

Verrugas

São causadas por diversos vírus HPV (Papilomavírus Humano) e podem se proliferar pelo corpo. Geralmente, as verrugas desaparecem sozinhas, mas o médico pode indicar medicação que acabe mais rapidamente com elas e, assim, anular a infecção de outras regiões do corpo.

Na infância, as verrugas costumam aparecer nas extremidades dos dedos, face, joelhos, cotovelos, pés e outras regiões. A transmissão costuma acontecer no parto, ou seja, a mãe passa para o bebê, uso de roupas íntimas e toalhas infectadas, contato com lesão exposta. Quando atinge a região genital requer maior atenção e o médico deve ser consultado o mais rápido possível.

Nos adultos, as verrugas podem atingir várias partes do corpo, sobretudo a região genital e o vírus é transmitido por meio de relação sexual. As mulheres precisam ficar atentas, pois algumas verrugas atingem a genitália internamente e pode causar câncer. A verruga se torna persiste e não desaparece sozinha se o indivíduo estiver com a imunidade afetada, o que pode sinalizar a existência de alguma doença ou uso de medicação que afeta a imunidade. A melhor maneira de tratamento é sempre procurar um dermatologista para que haja tratamento e diagnóstico de outras doenças, se houver.

Você observou que a maioria das doenças resultam em tratamento bem-sucedido quando são detectadas e tratadas antecipadamente? Por isso, ao primeiro sinal de qualquer irregularidade, dor sem motivo aparente, fator hereditário entre outros, não espere para buscar ajudar profissional.

Lembre-se sempre de que prevenir é muito melhor do que remediar!

Se precisar de um Médico Dermatologista em Jaú, marque uma consulta pelo telefone (14) 3416.3030 e saiba que você estará sob os cuidados de ótimos especialistas.

Até breve,
Equipe Médica Rede VIK | Saúde Familiar

Marque sua Consulta