Clínico Geral


O Clínico Geral tem conhecimento global das enfermidades, ele é capaz de investigar e determinar qual é a doença que aflige um paciente adulto, esse profissional não realiza procedimentos cirúrgicos. Após descobrir a enfermidade, o clínico realiza a atenção primária, solicita exames e, se necessário, encaminha o paciente para um médico especializado no tratamento e acompanhamento do doente. Também compete ao Clínico Geral visitar pacientes internados.

Outra atuação de total importância na atividade do Médico Clínico Geral é trabalhar com ações preventivas como, por exemplo, orientar pacientes a manter uma vida saudável e agir com precaução, solicitar e analisar exames de check-up para detectar qualquer anormalidade e agir com a rapidez necessária para barrar o desenvolvimento da doença.

É na Clínica Médica, também conhecida como Medicina Interna, que os primeiros diagnósticos são realizados. Ao sentir-se mal, as pessoas dirigem-se aos hospitais ou ambulatórios e são atendidas pelo Clínico Geral, exceto nos casos em que há fraturas expostas ou necessidade emergencial de cirurgia.

O Clínico Geral não deveria ser procurado apenas quando o paciente tem algum problema de saúde, visitas regulares a esse profissional deveriam ser rotina da população em geral para manter um programa de prevenção a doenças. Quando as pessoas se sentem perfeitamente bem, raramente procuram um médico que possam orientá-los na manutenção da saúde.

Se quiser se manter saudável, mesmo que não apresente nenhum problema de saúde, procure um Clínico Geral. Nos casos em que há exista um desconforto, o Clínico Geral poderá tratar as seguintes doenças ou queixas de dor:

Dor de cabeça

Pode atingir uma ou mais regiões da cabeça. Existem mais de 200 tipos de dor de cabeça. O Clínico Geral consegue avaliar se a dor de cabeça é causada por uma doença como sinusite, cefaleia etc e pode originar por variadas causas. Alimentação inadequada, cheiros fortes, má posição e alguns alimentos específicos podem desencadear a dor de cabeça.

Hipertensão arterial

É a pressão além do comum exercida pelo sangue para se movimentar nas artérias. Ela é popularmente conhecida como pressão alta e, geralmente, está fora dos padrões de normalidade quando atinge 14X9 (quatorze por nove). É uma doença hereditária, mas existem diversos fatores que podem contribuir com o desenvolvimento da patologia como fumo, diabetes, idade, obesidade e tantos outros.

Anemias

A falta de ferro faz parte de um dos vários problemas nutricionais. A anemia ferropriva é a baixa quantidade de ferro no organismo. O problema pode ter como causa a má alimentação, quando a quantidade diária de ferro não é absorvida ou a escolha pelos alimentos não inclui os que possuem ferro. Outra causa também pode ser que o paciente faça ingestão de alimentos em quantidade necessária de ferro, mas problemas no organismo dificultem a absorção. Geralmente, as crianças e as gestantes fazem parte do grupo que mais sofre com a falta de ferro no organismo. Por isso, os níveis de ferro nesses indivíduos devem ser constantemente conferidos. Os sintomas são bem desagradáveis e causam cansaço, dor no peito, falta de ar, arritmia, tontura e muitos outros.

Se você deseja ou já precisa saber como está a sua saúde, procure nosso Centro Médico em Jaú ou ligue para nós e marque sua consulta.

Estamos te aguardando!

Até breve,
Equipe Médica Rede VIK | Saúde Familiar

Marque sua Consulta