Especialidades
Endocrinologia
A endocrinologia é a área médica responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que causam disfunções nas glândulas.
As glândulas são responsáveis pela produção e introdução de hormônios na corrente sanguínea, esses hormônios produzidos controlam órgãos importantes para o funcionamento do corpo e se desregulados podem causar diversos prejuízos no organismo.
O médico endocrinologista pode atuar também na área pediátrica, tratando disfunções hormonais, metabólicas e nutricionais desde o nascimento até o fim da adolescência. Sempre que houver ação antecipada ou retardada de hormônios, deve-se consultar o endocrinologista.
Conheça abaixo algumas doenças tratadas pelo especialista:
Diabetes
A diabetes é caracterizada pelo aumento dos minerais de glicose no corpo humano, causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina no corpo, o problema apresenta diversas formas, mais de um tipo e sintomas característicos.
Alguns sintomas comuns da diabetes: fome frequente, sede constante, vontade de urinar várias vezes ao dia e formigamento nos pés e mãos.
Cada tipo de diabete requer um tratamento médico específico, sendo necessária a avaliação individual de cada caso.
Puberdade Precoce
A puberdade é o período onde ocorrem as modificações e o desenvolvimento do corpo de uma criança para o corpo adulto. O período mais comum para o início da puberdade é entre os 10 e 13 anos de idade.
A puberdade precoce ocorre quando o desenvolvimento e as modificações do corpo acontecem antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos. Entre os sinais da puberdade precoce estão: aumento das mamas, aparecimento de pelos nos órgãos genitais, espinhas, acne e comportamento mais agressivo, meninos tem alteração no timbre da voz, variando entre aguda e grave.
Quando identificado, o problema deve ser tratado a fim de evitar problemas psicológicos e de desenvolvimento na criança, deixar que o problema ocorra significa encurtar a infância de qualquer criança.
Doenças da Tireoide
Podemos classificar as doenças da tireoide como hipertireoidismo, quando a produção de hormônios acontece em grande escala, ultrapassando os níveis necessários para o funcionamento adequado do organismo e hipotireoidismo, quando a produção de hormônios é insuficiente e provoca reações como unhas fracas, queda de cabelo, pele seca, depressão, etc.
As patologias da tireoide ocorrem com mais frequência em mulheres e idosos, entretanto cada caso deve ser analisado individualmente, uma vez que as classificações do problema requerem tratamento específico.