Pediatra


A Pediatria é o segmento da medicina que acompanha o crescimento das crianças e trata da saúde delas. A puericultura é o acompanhamento desde o nascimento e primeiros dias de vida até os 19 anos.

O papel do pediatra é de relacionamento com a família da criança já que para realizar o diagnóstico e avaliar se a criança está saudável, ele necessitará manter contato com os responsáveis pela criança, indagando a respeito dos progressos conquistados, da alimentação e demais situações cotidianas que sinalizam o desenvolvimento da criança.

A frequência das visitas ao pediatra vai diminuindo, conforme a criança cresce, mas não devem ser interrompidas ainda que não haja nenhuma doença a ser tratada. No primeiro mês de vida as consultas podem ser semanais, depois passam a ser mensais, a partir do segundo ano podem ser mais espaçadas entre quatro vezes ao ano, se a criança não apresentar nenhuma doença crônica ou que necessite de cuidado imediato. Ao decorrer dos anos, o pediatra sinalizará a periodicidade das consultas rotineiras.

Por que bebês, crianças e adolescentes saudáveis devem passar por consulta pediátrica?

O nascimento marca o início de uma trajetória de aprendizado humano. Ao longo dos dias, meses e anos, o indivíduo adquire gradualmente as habilidades necessárias para se desenvolver e crescer.

A literatura possui estudos e evidências que dão conta de entender quais são as fases em que cada processo evolutivo deve acontecer, mas cada indivíduo é único e carrega informações genéticas que podem alterar o curso natural das funções.

Como saber se uma criança está crescendo de forma saudável, se o desenvolvimento da fala está correto ou, ainda, se o aparecimento ou queda de um dente está de acordo com os padrões de normalidade?

Esses acontecimentos não são verificados em consultas de emergência, o médico da emergência não acompanha a rotina da criança e terá embasamento para tratar o problema emergencial que surgiu e precisa de solução imediata.

Com relação ao adolescente, como saber se a estatura está correta?

Por isso, é muito importante o agendamento das consultas com o pediatra, é ele quem vai acompanhar todo o desenvolvimento infantil, agirá na prevenção de doenças, instruirá os responsáveis sobre os cuidados com as crianças e preparará o adolescente para ter uma vida saudável.

Crianças atendidas com frequência pelo Pediatra tem menores chances de serem expostas às bactérias que existem nos hospitais, pois no consultório pediátrico existem menos possibilidades de contágio por doenças infecciosas, já que nos consultórios pediátricos a prevalência é de crianças com condições de saúde melhores que aquelas que se encontram em situação emergencial.

As áreas de atuação do Pediatra envolve também orientação para amamentação, leite materno, introdução alimentar,  doenças comuns na infância, o qua fazer e o que não fazer em cada caso, febres, refluxo, doenças respiratórias (tratamentos e prevenção).

Os pediatras possuem preparo especial para lidar com as crianças e adolescentes. Sabem como usar formas lúdicas para entretê-las e realizar o atendimento com mais facilidade. São os pediatras que orientam os responsáveis sobre as vacinas que são necessárias serem aplicadas e em qual idade.

Enfim, o trabalho do Pediatra é muito importante para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente. Manter consultas regulares com esse profissional é a melhor maneira de promover a saúde e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Pais e mães bem informados pelo Pediatra gastam menos dinheiro, tempo e energia.

Nossa Clínica Pediátrica está localizada em Jaú. Marque uma consulta com o Médico Pediatra pelo telefone (14) 3416.3030 e entenda melhor como este profissional pode ajudar nossas crianças.

Estamos te aguardando!

Até breve,
Dr. Christian Galdino
Rede VIK | Saúde Familiar

Marque sua Consulta