Nutricionista


O corpo humano é uma máquina perfeita, arquitetada para que todos os órgãos funcionem harmoniosamente e cumpram com o seu papel. Existem situações em que a engrenagem fica desregulada por conta de maus hábitos alimentares ou devido a doenças. Nessas situações, o papel da Nutrição é muito importante para regular o organismo e prover os nutrientes necessários para a sua manutenção e nutrição.

A ciência da saúde que tem por objetivo estudar todo o processo de nutrimento do corpo por meio da alimentação chama-se Nutrição. O especialista que atua nessa área é o Nutricionista. Esse profissional não receita remédios e a sua ação é totalmente voltada à reeducação alimentar, por meio de dieta, o que acaba colaborando na perda de peso ou ganho, quando necessário. O Nutricionista realinha as dietas a fim de prevenir os excessos e repor os nutrientes no corpo.

O Nutrólogo é o Médico Nutricionista, que é formado em medicina com especialização em nutrição. Ele receita remédios e prepara dietas para tratar das doenças causadas pela má alimentação.

Doenças

As pessoas que se alimentam equilibradamente são mais saudáveis e têm mais qualidade de vida. Porém, nem todos sabem quais são as melhores práticas alimentares para manter a saúde em dia. Vale lembrar que o metabolismo é controlado pelo sistema nervoso. Nosso sistema nervoso faz reservas de calorias como forma de se programar para manter a sobrevivência caso falte alimentação no organismo. O sistema por si só armazena, mas ele também não tem limites para frear a “estocagem” e, assim, quanto mais a alimentação é inadequada quantitativamente, maior é o acúmulo de calorias. Os problemas ocasionados pelo consumo de nutrientes além do necessário prejudicam o sistema nervoso, e a escolha inadequada dos alimentos que compõe o cardápio eleva os problemas de saúde e pode causar várias doenças, por exemplo:

Sobrepeso e obesidade

É considerada doença crônica. Trata-se do acúmulo de gordura corporal. A causa pode ser o consumo exagerado de calorias e/ou a falta de atividade física suficiente para gastar as calorias ingeridas em excesso. A obesidade é a porta de entrada para outras doenças como hipertensão arterial, diabetes, problemas com o sono etc. Para tratar essa doença, é necessário procurar um Nutricionista, pois a adoção de dieta para emagrecer sem o acompanhamento nutricional também é responsável pelo desenvolvimento de enfermidades, que pode ser a desnutrição, perda de músculo etc.

Desnutrição

É a falta de nutrientes para manter o funcionamento adequado do organismo. A desnutrição causa a morte de 55% das crianças menores de cinco anos, em todo o mundo. Uma das consequências mais comuns da desnutrição é a baixa estatura. Quando uma dieta para ganho de peso e nutrientes é elaborada por um Nutricionista, as crianças afetadas pela desnutrição conseguem melhorar sua curva de crescimento, se recuperam e atenuam a possibilidade de doença crônica na vida adulta.

Anemias nutricionais

Dentre as anemias nutricionais a mais comum é a ferropriva, ou seja, essa anemia caracteriza-se pela carência ou baixa quantidade de ferro. A falta de ferro no sangue compromete a atividade física, causa deficiência no aprendizado, enfraquece o sistema imunológico entre outros problemas.

Maneiras diferentes de prover nutrientes ao corpo

Existem outras maneiras de fornecer energia e proteína ao corpo sem ser pela alimentação por boca ou por meio de alimentos. Pacientes internados em UTIs ou que não possam ingerir os alimentos por via oral de maneira habitual recebem a porção nutricional por meio de sonda que passa pela via oral e chega ao estômago, jejuno ou duodeno, essa forma de recuperação ou manutenção do estado nutricional é chamada de nutrição enteral. Já a nutrição parenteral é realizada por meio da veia.

Como você pode verificar o trabalho do Profissional de Nutrição é muito importante para o desenvolvimento saudável das crianças, manutenção da saúde do adulto etc, por isso, se precisar emagrecer ou tratar problemas ocasionados pela má alimentação procure um Nutricionista.

Agende uma consulta com nosso Nutricionista em Jaú pelo telefone (14) 3416.3030. Estamos prontos para atendê-lo.

Até breve,
Equipe Médica Rede VIK | Saúde Familiar

Marque sua Consulta