Neurologista


A Neurologia é o segmento médico que tem por objetivo o tratamento de doenças neurológicas, cerebrais e do sistema nervoso central e periférico. Alguns pacientes quando sentem que há alguma desordem emocional costumam procurar o neurologista a fim de amenizar o impacto de procurar um psiquiatra. Em ambas especialidades, existem medicamentos que podem ser usados para tratar doenças tanto psiquiátricas quanto neurológicas com dosagens diferentes para cada caso, porém é importante saber que o Médico Neurologista cuida das enfermidades que afetam o cérebro, já o Médico Psiquiatra cuida das moléstias mentais e emocionais.

Veja a seguir algumas doenças que estão no campo de atuação do Neurologista:

Enxaqueca (Cefaleia, Dor de Cabeça)

A Enxaqueca (ou Migrânea) é a uma patologia neurovascular. Ela causa dores fortíssimas na metade da cabeça, que pioram com a exposição do doente à luz ou altos sons, claridade, quando é realizado algum esforço físico etc. As náuseas e sensações de que dentro do cérebro os órgãos estão desencaixados é também uma das características das crises de Enxaqueca. Essas crises podem durar até 72 horas.

A Enxaqueca é predominante em mulheres, na proporção de dois homens afetados para cinco mulheres. O início da patologia pode ocorrer na infância ou na adolescência e vai perseguir o indivíduo até a vida adulta. O tratamento é realizado por meio de medicamentos e alteração alimentar, pois alguns alimentos podem aumentar a dor ou desencadeá-la.

Doenças Vascular Central: AVC e Aneurisma

Aneurisma Cerebral

O aneurisma cerebral é o alargamento de uma artéria que leva sangue ao cérebro, causando o rompimento e hemorragia. O indivíduo pode nascer com defeito na parede da artéria ou manifestar conforme o tempo for passando. Quando o aneurisma se rompe, o paciente pode entrar em coma.

Alzheimeir

É uma alteração neurodegenerativa gradativa e sem possibilidades de reversão. A pessoa com Alzheimeir perde a memória e tem problemas cognitivos. Essa doença reduz em 50% a expectativa de vida das pessoas, pois é uma das causas mais frequentes de demência. O Alzheimeir ataca principalmente os idosos com mais de 60 anos de idade. Com o aumento da expectativa de vida em todo o mundo, estima-se que a doença aumente ainda mais. Os medicamentos disponíveis até o momento dão conta de retardar os sintomas do Alzheimer, porém o paciente em tratamento não volta ao estado precedente à doença.

Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla (EM) é neurológica e autoimune, ou seja, as células de defesa do próprio organismo criam mecanismos que o atacam.

De acordo com o Atlas da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), o número de pessoas com a doença saltou de 2,1 milhões em 2008 para 2,3 milhões em 2013. Ainda segundo o Atlas, a EM está presente em todo o mundo, com alta prevalência na América do Norte e Europa.

Quando há necessidade de cirurgias neurológicas o médico que as realiza é o Neurocirurgião. O Neurocirurgião efetua operações de traumatismo craniano, coluna vertebral, acidente vascular cerebral, aneurisma cerebral etc.

Como você constatou, a Neurologia engloba o tratamento de diversas doenças, desde Enxaqueca a outras mais preocupantes, inclusive que podem incapacitar definitivamente as pessoas. Se necessita se consultar com um Médico Neurologista em Jaú, fale conosco pelo telefone (14) 3416.3030.

Estamos te aguardando!

Até breve,
Equipe Médica Rede VIK | Saúde Familiar

Marque sua Consulta