Médico Vascular


O Médico Vascular é um cirurgião especializado no tratamento por meio de intervenção cirúrgica das doenças que prejudicam o sistema linfático, as artérias e as veias. Dependendo do estágio das doenças, não é necessário realizar cirurgia vascular, nesse caso o paciente fica sob a responsabilidade do Médico Angiologista, que trabalha com a prevenção, tratamento menos invasivo e orientação dos pacientes para que a doença não evolua e haja a necessidade de tratá-la por meio de cirurgia.

A Medicina Vascular é bem abrangente e a responsabilidade do Médico Vascular não se resume apenas em prestar atendimento aos pacientes que têm varizes, microvarizes ou vasinhos (teleangiectasias). O Vascular atua em casos mais complicados como aneurismas, tromboses arteriais, arterites etc.

Doenças vasculares

Varizes

Essa doença causa muito desconforto, não só em relação à estética por deixar as pernas com veias dilatadas, inchadas, deformadas e com cor mais forte e aparente, mas também porque causam dor. O tratamento das varizes pode ser com ou sem cirurgia. Entretanto, depende do estágio da doença, alguns casos são tratados com medicamentos específicos, mudança na rotina do paciente por meio de uma vida mais saudável, exercícios etc; já outros casos requerem cirurgia. Nos casos em que se faz necessário a operação, após o procedimento o paciente também deve adotar um estilo de vida saudável, abandonar o sedentarismo, controlar o peso etc.

Aneurisma da aorta

É o aumento do vaso sanguíneo da principal artéria do corpo, a aorta. Esse vaso é oriundo do coração, passa pelo peito e chega ao abdômen e assim faz o sangue chegar às pernas.

Os casos mais comuns são de dilatação da aorta abdominal, mas os sintomas são quase imperceptíveis. O médico pode detectar a doença em um exame clínico de rotina, associando alguns fatores como vida sedentária, pressão arterial alta, histórico familiar, fumantes e maiores de 50 anos. Mas, existem testes que podem confirmar a existência da doença.

Aterosclerose

É o acúmulo de placas de gordura e colesterol nas paredes das artérias, o que faz com que se comprimam de tal maneira que complica o fluxo sanguíneo. Além dos fatores notados no aneurisma da aorta, diabetes e doenças renais crônicas são condições para o desenvolvimento da aterosclerose. A pessoa que padece de aterosclerose sente fadiga, pele fria, dor no peito e outros sintomas.

Para diagnosticar a aterosclerose é necessário a realização de alguns exames como ecocardiograma, eletrocardiograma, teste de esforço, ultrassonografia entre outros.

Trombose venosa profunda

É uma doença caracterizada pela formação de coágulos dentro dos vasos sanguíneos. A coagulação acontece com mais frequência nos membros inferiores, porém não está descartada a possibilidade de acometer também os membros superiores.

Para esclarecer do que se trata a trombose venosa profunda: é a paralisação prolongada dos membros, principalmente, os inferiores, causando a má circulação do sangue e colaborando com a formação de coágulos. Essa doença é mais uma que faz parte das assintomáticas (sem sintomas), por isso, o diagnóstico precoce é possível quando os pacientes que fumam, passaram longo período sentados ou têm insuficiência cardíaca procuram um especialista para verificar sua saúde.

Agora que você tem um pouco mais de conhecimento a respeito de algumas das doenças vasculares e seus sintomas, não deixe de fazer um check-up completo para saber como está a sua saúde. Se precisar de um Médico Vascular em Jaú, marque uma consulta pelo telefone (14) 3416.3030 e saiba que você estará sob os cuidados de ótimos especialistas.

Até breve,
Equipe Médica Rede VIK | Saúde Familiar

Marque sua Consulta