Ginecologista e Obstetra


A Ginecologia é a especialidade médica dedicada à saúde feminina. A Ginecologia e a Obstetrícia caminham juntas, ambas áreas lidam com o tratamento do aparelho reprodutor, porém a Obstetrícia enfoca a atuação nas questões ligadas à reprodução. A Ginecologia é o segmento cuja prevenção é ação frequente nos consultórios. É um dos campos da medicina que atua em uma das fases mais bonitas do ser humano, o nascimento. Assim, explicar um pouco sobre a Ginecologia e o que Médico Ginecologista faz é falar de vida, a vida e saúde de alguém que prepara em suas entranhas outra vida.

As consultas com o Médico Ginecologista têm início quando a mulher começa a vida sexual e seguem por toda a vida.

Conheça um pouco mais sobre essa área, que é tão importante para a manutenção da humanidade.

A gravidez é uma fase de expectativas e total mudança no corpo feminino. Quando a vida começa a ser formada no útero da mulher, uma carga de hormônios passa a circular no organismo de forma mais acentuada. Alterando todo o humor feminino. Durante os meses que antecedem o parto, o Médico Obstetra acompanha a evolução da gravidez por meio do pré-natal, solicita exames e vai preparando a mulher para o momento do nascimento. Após a gravidez, quem continuará a cuidar da saúde feminina é o Ginecologista. Saiba um pouco mais a respeito do parto realizado por meio de cirurgia chamado cesárea.

Quando o nascimento não é possível pela via natural (vaginal), é necessário que seja realizada uma cirurgia no abdômen feminino chamada de cesariana. A cesárea tem o intuito de proteger a vida da mãe e do bebê. No Brasil, por receio em relação ao parto dito normal, até 50% das mulheres optam pela cesariana, antes mesmo de saber se há algum problema que a impeça de ter o parto normal. O parto cesáreo é uma cirurgia de grande porte e como qualquer cirurgia tem consequências, por isso só deve ser realizada quando há uma impossibilidade real do parto normal acontecer.

Veja algumas das doenças que acometem o aparelho reprodutor feminino:

Ovários policísticos

É um distúrbio que atrapalha o processo natural de ovulação. Acontece devido a um desequilíbrio hormonal, o que faz com o que o organismo produza cistos. Os cistos tornam o ovário até três vezes maior que o normal. O Ginecologista realiza o tratamento por meio e medicação.

Inflamação Pélvica

É a infecção do aparelho reprodutor da mulher. Sua prevalência é entre mulheres jovens, dos 15 aos 25 anos de idade. A doença causa cicatrizes nos órgãos reprodutores, o que dificulta a gravidez. Tem como causa bactérias que entram no colo do útero e se instalam no útero, trompas de falópio etc. Essa doença gera dor, mas algumas mulheres podem viver sem sentir nenhuma dor ou outro sintoma.

Miomas

Miomas são tumores benignos. Sua composição é de tecidos musculares do útero. Ocorre na faixa etária que vai dos 40 aos 50 anos de idade, é mais frequente em mulheres negras. Chega a atingir mais da metade das mulheres e a causa ainda é desconhecida. O tratamento contra o mioma é cirúrgico, os remédios existentes agem a fim de barrar o crescimento, porém não conseguem fazê-lo desaparecer.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Ginecologia, mantenha-se saudável em todas as esferas de sua vida, marque uma consulta com o nosso Médico Ginecologista em Jaú pelo telefone (14) 3416.3030. Companheiros e maridos estimulem as mulheres a fazerem acompanhamento constante com o Ginecologista. A saúde da mulher influencia também na saúde masculina.

Estamos te aguardando!

Até breve,
Equipe Médica Rede VIK | Saúde Familiar
 

Marque sua Consulta