Cardiologista


A Cardiologia é a área da medicina especializada no tratamento das doenças do coração (cardiopatias). Algumas enfermidades estão relacionadas com o estilo de vida adotado pelas pessoas, o que pode aumentar os fatores de risco.

Em 2016, apenas no Brasil, as doenças cardiovasculares foram responsáveis por aproximadamente 349.938 mortes, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Essa estatística pode ser reduzida se hábitos saudáveis forem empregados e se a população se conscientizar de que algumas mudanças de atitude podem salvar sua vida.

Fatores de risco

Os fatores de risco incluem o consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, obesidade, estresse, hipertensão, tabagismo, diabetes etc. Alguns são evitáveis, outros, porém, ainda que não possam ser contidos, podem ser controlados.

Algumas Doenças Cardiovasculares

Arritmia Cardíaca

É a alteração no ritmo ou no batimento cardíaco. Quando falta sincronismo entre o recebimento e bombeamento do sangue por meio de estímulo elétrico, as funções ficam alteradas e o coração pode bater mais rapidamente (taquicardia), ou de forma mais lenta que o natural (bradicardia).

Endocardite

É a infecção do endocárdio (revestimento interno do coração) provocada por uma bactéria que desloca de outra parte do corpo pelo sistema sanguíneo para o coração. O canal condutor das bactérias pode ser dentes com cáries, gengivas, intestinos entre outros. Porém, mais suscetíveis são as pessoas que já apresentem histórico de problemas nas válvulas cardíacas.

Insuficiência Cardíaca

Deficiência apresentada pelo coração que afeta o bombeamento do sangue para todo o corpo, com isso as atividades vitais não são desempenhadas adequadamente e vários órgãos sofrem com a falta de oxigênio. Quem sofre de insuficiência cardíaca sente falta de ar, fadiga, náusea, suor em excesso etc.

Infarto ou Ataque Cardíaco

Quando há bloqueio de uma veia coronária, o sangue com oxigênio não abastece adequadamente o coração, há a formação de coágulo de sangue e a morte celular é uma consequência.

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

É popularmente conhecido como derrame. O acidente vascular cerebral isquêmico é a falta sangue na região do cérebro devido a bloqueio de artéria. Já o acidente vascular hemorrágico é o rompimento de um vaso sanguíneo. As funções neurológicas são prejudicadas, o que faz com a pessoa afetada fique com alguma sequela.

No Brasil, o AVC é a segunda doença que mais mata. Em todo o mundo, o AVC mata seis milhões de pessoas por ano.

A maioria das Cardiopatias tem sintomas similares e são causadas pelo estilo de vida pouco saudável. Mudar os hábitos alimentares, realizar atividades físicas, fazer check-ups regulares e visitar o consultório médico são as melhores prevenções. Caso você sinta fadiga, cansaço, tenha desmaios, apresente palidez não aguarde a evolução do quadro, pois quando o AVC é diagnosticado rapidamente o tratamento adequado é aplicado e há redução das incapacidades.

Em qualquer região em que você estiver, procure seu médico ao primeiro sinal de que há algo errado. Se mora, trabalha ou estiver visitando Jaú e proximidades conte com o Médico Cardiologista em Jaú da Rede VIK.

Se tem histórico familiar de cardiopatia, tem um estilo de vida sedentário, passa por stress frequente procure se prevenir, marque uma consulta com um de nossos especialistas pelo telefone (14) 3416.3030.

Tenha a certeza de que na Rede VIK o que mais desejamos a você e seus familiares é saúde!

Até breve,
Equipe Médica Rede VIK | Saúde Familiar

Marque sua Consulta