Doenças Alérgicas


As alergias são respostas excessivas do sistema defensivo a algumas substâncias compreendidas como nocivas, o que causa inflamações na pele e mucosas. O médico que tem competência para tratar todos os tipos de alergia é o Médico Alergista. Algumas alergias têm cura, outras não, mas o tratamento faz com que o paciente viva de forma equilibrada e consiga se prevenir das crises alérgicas.

Tipos de alergia

As alergias respiratórias acometem as vias aéreas superiores e as vias aéreas inferiores. Neste grupo, as doenças alérgicas mais frequentes são:

Rinite Alérgica

Trata-se de uma inflamação na mucosa que reveste o nariz, produz entupimento nasal, espirros, coceira no nariz, tosse seca, coriza etc, ou seja, sintomas dessa alergia são parecidos com o de um resfriado, só que não apresenta febre e a melhora acontece com a utilização de medicação específica como antialérgico.

Asma Alérgica

É uma doença crônica que acomete os pulmões. A principal característica da doença, quando o paciente está em crise, é a dificuldade para respirar e a tosse, soma-se ainda os demais sintomas observados na rinite alérgica que comumente acompanham o quadro. A descompensação da rinite pode levar à uma crise de Asma.

As alergias de pele manifestam-se em forma de:

Urticárias

São vergões que aparecem na pele, provocam inchaço, vermelhidão e muita coceira. A urticária pode ser desencadeada por alimentos, medicação, frio, calor, picada de insetos etc.

Dermatite de contato

É a reação alérgica a alguma substância a qual o indivíduo possui alergia. Causa coceira, a região afetada fica muito seca, apresenta vermelhidão entre outras irritações na pele.

Algumas pessoas desenvolvem alergia a certos tipos de alimentos, medicamentos, alergia ocular etc.

Anafilaxia

É um tipo de reação alérgica grave e sua ação acontece dentro de alguns minutos a poucas horas de exposição ou ingestão do componente alérgeno (substâncias que causam alergia em pacientes com histórico de sensibilidade).

São alguns sintomas da anafilaxia o inchaço na garganta, dificuldade para respirar porque as vias aéreas incham, fraqueza, confusão, tosse, náuseas etc.

As alergias são transmissíveis?

A alergia não é uma doença transmissível, ter contato com alguém que esteja com urticária, por exemplo, não causa contaminação a ninguém. O que causa a alergia é o alérgeno, se você tiver alergia a um componente de um perfume que uma pessoa está usando, é o contato com esse componente que desencadeará a alergia.

Como o Alergista faz o diagnóstico do tipo de alergia?

Para diagnosticar o tipo de alergia, o médico realizará exames de pele. Esse exame consiste em expor o paciente aos alérgenos para verificar a qual deles haverá reação. Outra forma de realizar o diagnóstico é por meio de exame de sangue.

No caso de medicamento, descobre-se a alergia nos casos em que os pacientes comparecem ao médico com sintomas alérgicos e com queixas de que a provável reação seja um medicamento que tenha ingerido.

Em Jaú ou nas proximidades, você pode contar com nosso Médico Alergista. Não espera uma crise alérgica para agir, agende uma consulta pelo telefone (14) 3416.3030 e previna-se.

Até breve,
Dr. Christian Galdino
Rede VIK | Saúde Familiar